LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ASTROS AMEAÇAM A TERRA EM 2013

Cometa gigante pode brilhar mais que Lua cheia em 2013...


Descoberto por Astrônomos russos, o cometa gigante (cerca de 3 km de largura) passará "perto" da Terra no próximo ano e pode brilhar mais que a Lua cheia em nosso céu! Batizado de "2012 S1", o cometa gigante será observável no céu a olho nu a partir de agosto de 2013. Atualmente, ele está passando pelas órbitas de Saturno e Júpiter.
Os astrônomos que participaram de sua descoberta e calcularam sua órbita, os russos Artyom Novichonok e Vitali Nevski, afirmam que o cometa é feito de rochas e gelo. Ele chegará a uma distância de cerca de 1,1 milhões de km da superfície do Sol. Se ele sobreviver a esta passagem tão próxima da nossa estrela, em 26 de dezembro passará a 60 milhões de km da Terra.
Existe uma pequena possibilidade de ele já ter passado por aqui antes e estar em uma órbita excessivamente elíptica.
Para quem estava decepcionado por não viver até a próxima passagem do cometa Halley  (no ano de 2061), eis uma ótima oportunidade! Se bem que não se sabe o que esperar de sua visibilidade. Assim como as expectativas são grandes, pode ocorrer um grande fiasco! Ou mesmo, a observação do hemisfério em que moramos pode ser frustrante.

... Enquanto um pequeno asteroide vai "tirar uma fininha" da Terra!

Mas este não irá ser o único "visitante" inesperado em 2013. Um pequeno asteroide, batizado de DA14, tem apenas 45 m de largura, vai passar a 27 mil km do nosso planeta! Isso significa que ele vai passar "raspando"! É tão perto que irá passar abaixo de alguns de nossos satélites artificiais.
Inicialmente, astrônomos chegaram a calcular que ele estaria em rota de colisão com a Terra, o que causaria um estrago e tanto; um impacto com um asteroide deste tamanho teria efeitos de uma explosão nuclear! 

Editora Globo
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI297713-17770,00-ASTEROIDE+PASSARA+PERTO+DA+TERRA+EM.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário