LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

NATAL:IGREJA VETA A CANDIDATURA DE PADRE NUNES

A Arquidiocese de Natal não dará autorização para sacerdote ser candidato ao pleito municipal de 2012. O vigário geral Edilson Soares Nobre confirmou que o entendimento do arcebispo metropolitano dom Jaime Vieira Rocha é de que o sacerdote não pode atuar na Igreja e na política.  Ele ponderou que não há como impedir um padre de disputar o pleito, mas caso opte por enveredar na campanha eleitoral o sacerdote terá de arcar com as consequências. "O bispo não pode impedir que a pessoa se candidate, mas se ele (o padre) o fizer estará assumindo e sabendo que tem consequências", disse padre Edilson.
Ilmo GomesD. Delson lembra que volta ao sacerdócio depende da conduta do religioso no exercício do cargo políticoD. Delson lembra que volta ao sacerdócio depende da conduta do religioso no exercício do cargo político

A consequência direta, explicou o vigário geral, é o padre-político ficar "sem o uso de ordem na Arquidiocese". Em outras palavras: o sacerdote que desejar disputar o pleito de 2012 não poderá assumir paróquia e não terá autorização para celebrar missas. "A Igreja não vê com bons olhos, quem desejar ser candidato terá que optar pelo serviço a igreja ou o serviço a comunidade através da política", observou o vigário geral.

Ele ponderou que a Arquidiocese não tem nada contra a atividade política, "apenas acredita que a atividade paroquial e a política são incompatíveis para serem exercidas em paralelo".

Padre Edilson Soares destacou que a medida de dom Jaime Vieira Rocha é válida apenas para as 90 paróquias que estão sob administração da Arquidiocese de  Natal. No entanto, no interior o posicionamento das Dioceses é semelhante.

O bispo de Caicó, dom Delson Pedreira, foi contundente ao afirmar que não autorizará sacerdote ser candidato. "O padre que for candidato será imediatamente suspenso do uso de ordem", destacou. O caso concreto da Diocese de Caicó ocorre com o padre Jocimar Dantas, de Jardim do Seridó, que está afastado da Igreja devido o exercício do Executivo e deverá ser candidato a reeleição pelo PMDB.

PROJETO POLÍTICO

Já em Natal, a determinação de dom Jaime Vieira Rocha fez naufragar o projeto político do PR de indicar padre Antonio Nunes, pároco de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Neópolis, como candidato a vice na chapa do deputado estadual Hermano Morais (PMDB). A Arquidiocese de Natal não autorizou a participação do sacerdote em campanhas políticas.

Segundo o vigário geral Edilson Soares Nobre houve algumas sondagens ao arcebispo metropolitano, dom Jaime Vieira Rocha, e o entendimento dele é que o padre que deseja ser candidato deverá optar entre continuar na Paróquia ou enveredar pelo segmento político. "O bispo não pode impedir que a pessoa se candidate, mas se ele (o padre) fizer estará assumindo e sabendo que tem consequências", disse padre Edilson.

Padre pode até ser demitido da Igreja

O bispo de Caicó dom Delson Pedreira analisou que a suspensão da ordem para o padre, o que ocorre em caso de adesão do sacerdote à política, não significa que ao deixar a atividade partidária o padre poderá voltar imediatamente para as atividades da Igreja. Segundo o bispo, em tese o padre pode retornar, mas é preciso analisar o comportamento dele durante o período em que esteve afastado. "Depende de como as coisas vão acontecer, tem um programa de reciclagem e é preciso ver se ele (o sacerdote afastado) se enquadra", disse o bispo.

Dom Delson também lembrou que o afastamento do padre por mais de cinco anos pode levar a um processo de suspensão definitiva da ordem. "O padre pode ser demitido. Para isso é preciso aguardar o retorno dele e a partir daí é aberto um processo", comentou o bispo de Caicó.

Questionado especificamente sobre o padre Jocimar Dantas, prefeito de Jardim do Seridó que está afastado da Igreja há quatro anos e tentará a reeleição para o Executivo daquela cidade, dom Delson disse que chegou a conversar com ele algumas vezes, mas ficou sabendo da pré-candidatura a reeleição através da imprensa. "Ele não me procurou e estou acompanhando sem dizer nada, ele (padre Jocimar) é livre", disse o bispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário