LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

GLOBO TENTA BOICOTAR AS OLIMPÍADAS

No próximo dia 27 de julho começará o maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, este ano com sede na capital inglesa. E pela primeira vez em décadas, a rede Globo, maior evento de comunicação do Brasil, vai ficar de fora da transmissão do evento, após não ter cobrido a oferta da Record pelos direitos de transmissão..

A maioria absoluta da audiência na televisão aberta é da Globo, o canal tem um grande poder de formação de opinião e consegue influenciar a população em aspectos políticos, culturais e até no entretenimento, permitindo que programas como novelas, reality shows ou programas de auditório façam parte obrigatória da rotina de milhões de pessoas diariamente.

Por outro lado os Jogos Olímpicos são um evento único e especial, o mais esperado por atletas do mundo inteiro durante 4 anos, o mais esperado por milhões de torcedores que amam o esporte, talvez o único momento em que a maioria dos brasileiros acompanham diversas modalidades e se juntam para torcer por atletas que, muitas vezes nem conhece já que não acompanha em seu cotidiano, num país em que a cultura monoesportivo do futebol impera. Enfim, é um momento mágico, de sonhos em que ficamos contando os dias para a sua realização, sem falar que dentro de 4 anos estaremos vivendo este clima bem de perto, com os Jogos do Rio.

Sendo assim ficam as perguntas: Como serão as Olimpíadas de Londres para os brasileiros sem a Globo? Quantos vão acompanhar? Quantas pessoas que só tem acesso à TV aberta, e muitos só assistem praticamente a Globo, vão mudar de canal e assistir à Record, detentora dos direitos, para acompanhar o evento? A audiência das olímpiadas no Brasil será menor que nas últimas edições?

Certamente será. Por mais que a TV fechada, que vai transmitir os jogos em vários canais, tenha aumentado extraordinariamente o seu número de assinantes, e por mais que o público da Record vá aumentar para acompanhar o evento, o poder e influencia global é enorme e isso é fato. E a globo faz questão de "esconder" os Jogos Olímpicos, o seu noticiário esportivo praticamente não fala nada a respeito, e as transmissões de eventos com atletas que vão aos jogos, sempre oculta essa informação.

O exemplo mais claro disso está acontecendo nesta série de amistosos da seleção brasileira de futebol, que está sendo transmitida com exclusividade pela Globo na TV aberta. Nem o narrador Galvão Bueno, nem os repórteres, e nem os comentaristas sequer citam a palavra olimpíada durante toda a transmissão, omitindo inclusive o fato de que os amistosos são preparatórios para Londres, a fim de definir o time que vai representar o Brasil, já que Mano Meneses divulgará a lista dos convocados esta semana. Mas mesmo com o time olímpico (sub-23) em campo, Galvão fazia questão de frisar que os amistosos serviam unicamente de preparação para formar a base da copa das confederações e da Copa do Mundo de 2014. Os Jogos Olímpicos só eram citados quando algum jogador o fazia nas entrevistas, mesmo assim às vezes dava a impressão que a emissora "pedia" pra que não o fizessem.

Enfim, entendo que um canal não tenha a obrigação de divulgar um evento que não irá transmitir. Mas não dá pra esconder totalmente um acontecimento da magnitude das Olimpíadas, e é muito feio a forma como a maior emissora do país omite informação e até mente para evitar a perda de audiência a partir do próximo mês. É preciso falar, mesmo que seja pouco, não se pode enganar o público dessa forma.

Acredito piamente que Londres terá uma audiência menor no Brasil que os jogos anteriores de Pequim, por exemplo. Mas o quanto essa audiência será menor é o que nós veremos, e assim teremos a idéia do quanto a Globo tem o poder de nos alienar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário