LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 1 de dezembro de 2012

SAI HOJE GRUPOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Getty Images
Palco do Anhembi, onde acontecerá a cerimônia do sorteio da Copa das Confederações, neste sábado
Com a presença de convidados ilustres, como a da presidenta da República Dilma Rousseff, a Fifa realiza neste sábado, a partir das 11h20, no Complexo do Anhembi (SP) o sorteio dos grupos para a Copa das Confederações , que será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013 e será o grande evento-teste do Brasil para a organização da Copa do Mundo de 2014 , exatamente um ano depois.
Quais serão os adversários do Brasil na Copa das Confederações? Opine
Mas mesmo toda a pompa do evento não deverá trazer maiores surpresas. Com a definição de Brasil e Espanha como cabeças de chave, ficaram automaticamente definidas as colocações de Itália e Uruguai nos grupos de brasileiros e espanhois, respectivamente. Assim, a festa deste sábado deverá ter como único atrativo conhecer as posições de Japão, México, Taiti e o representante da África, que só será definido no começo de 2013.


"Já está claro que Japão ou México cairão na nossa chave, ao menos um deles. Agora, se por acaso os dois deles estarem no nosso grupo, além da Itália, só nos restará elevar o nosso nível de atenção. Mas às vezes mesmo um adversário teoricamente mais fácil pode nos complicar. Portanto, temos que jogar com atenção, independentemente de quem for sorteado", afirmou o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.


Com apenas um ano e meio de trabalho até a abertura do Mundial, em 12 de junho de 2014, Felipão entende que a utilidade da Copa das Confederações vai muito além do que colocar mais um troféu na prateleira. Vale lembrar que o Brasil já conquistou três vezes a Copa das Confederações ao longo de sua história, em 1997, 2005 e 2009.


"É uma competição que serve mais para dar parâmetro ao treinador do que para a imprensa ou torcedores. Pelo período em que os atletas ficam à disposição do técnico, cerca de 14 dias antes do torneio e depois ao longo de toda a competição, ela serve para que o técnico observe a reação dos jogadores na convivência, como reagem a determinadas situações etc", explica Felipão.
Getty Images
Luiz Felipe Scolari (no centro) posa ao lado dos demais treinadores das seleções que disputarão a Copa das Confederações
Supermodelo e chef internacional
Apresentada pelo secretário-geral da Fifa, o francês Jéromê Valcke, o sorteio da Copa das Confederações, que começará às 11h20, terá convidados ilustres ajudando a definir a colocação de cada seleção nos grups. A supermodelo Adriana Lima e o chef internacional Alex Atala irão sortear as equipes. Além deles, a cerimônia contará também com a presença do ex-lateral Cafu, capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, em 2002. A presidenta Dilma Rousseff também confirmou que estará no Anhembi neste sábado.
Os nomes das oito seleções serão dividiso em dois potes. Como país sede, o Brasil estará no pote 1, ao lado das quatro seleções melhores ranqueadas na Fifa: Espanha, Itália e Uruguai. No pote 2, estarão Japão, México, Taiti e o representante da África.


Como cabeça de chave, o nome do Brasil estará dentro de uma bola amela e será definido como A1, enquanto a Espanha será B1. A Itália tertá então definida sua posição no Grupo A, ocorrendo o mesmo com o Uruguai na chave B.
As equipes do pote 2 serão sorteadas em seguida, com a primeira e terceira seleções escolhidos caindo no Grupo A, enquanto a segunda e quarta ficarão no Grupo B. Após o encerramento do sorteio, os treinadores das sete seleções presentes falarão com os jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário