LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

SENADOR DIZ QUE PNE É QUESTÃO DE VIDA OU MORTE

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta terça-feira (18) que o aperfeiçoamento do novo Plano Nacional da Educação (PNE), em análise no Senado, é uma "questão de vida ou morte” para o futuro do país. Segundo o parlamentar, o texto atualmente em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) é meramente uma lista de metas e intenções para o setor, sem apontar os instrumentos necessários para garantir avanços.
O senador comunicou a apresentação de 33 emendas ao texto para mudar esse perfil. A pedido do relator do projeto na CAE, senador José Pimentel (PT-CE), o exame do PNE foi adiado e só deverá ser retomado no próximo ano.
- Tenho uma grande preocupação de termos um segundo plano igualzinho ao primeiro e com os mesmos resultados: praticamente nenhum. Por falta de instrumentos para realizar, instrumentos para cumprir as metas - disse Cristovam.
Além de emenda para a criação da carreira nacional de professor e da instituição de um piso de R$ 9.500 para a categoria, o parlamentar propõe, entre outras mudanças, o estabelecimento de um Sistema Nacional de Avaliação da Educação e de um Sistema Nacional de Inovação.
- Além de a escola ser revolucionada, teríamos que ter uma reforma, uma refundação da universidade. Teríamos que ter instrumentos para incentivar as indústrias ao desenvolvimento científico e tecnológico, em vez de serem apenas imitadoras - afirmou.
Cristovam quer ainda que a concessão de benefícios sociais como o programa Bolsa Família seja condicionada ao comparecimento dos pais às escolas dos filhos.
- Manter a Bolsa Família sem exigir dos pais que compareçam à escola do filho uma vez ao ano, que seja, é não querer que a Bolsa Família seja um instrumento de renovação - assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário