LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 22 de dezembro de 2012

PEDRA PRETA(RN) REGISTRA TREMORES DE TERRA

O laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou uma série de tremores de terra no município de  Pedra Preta, a 149 km de Natal. Os tremores foram sentidos entre as 9h20 e 9h37, de ontem, 21, e de acordo com a UFRN,  tiveram intensidade maior dos que os registrados no mês passado em João Câmara (de magnitude 2.8).
DivulgaçãoNa última semana, Pedra Preta registrou, segundo dados do LabSis, vários tremores. Um deles foi no dia 18, de magnitude 2.8, na escala Richter. Ontem, 21, um maior foi registrado, de 3.0  grausNa última semana, Pedra Preta registrou, segundo dados do LabSis, vários tremores. Um deles foi no dia 18, de magnitude 2.8, na escala Richter. Ontem, 21, um maior foi registrado, de 3.0 graus

O LabSis informou que o tremor em Pedra Preta chegou a 3.5 graus na escala Richter, e a população relatou que casas e prédios públicos na cidade balançaram durante os abalos.

O tremor de maior magnitude registrado na área onde ocorreu o abalo sísmico de ontem havia sido de 3.0 graus na escala Richter. Pedra Preta fica a menos de 40km de João Câmara, cidade atingida,e m 1986, por tremores de 5.3 graus. Desde então, o trecho entre as cidades tem histórico de pequenos tremores de terra. O evento, de acordo com nota técnica do LabSis "ocorreu após mais de dois anos de atividade sísmica nessa região e não é possível prever quando terminará, nem se podem ocorrer ou não sismos de maior magnitude que a até agora observada".

O LabSis/UFRN já havia registrado um tremor de terra em Pedra Preta no último dia 18, às 10h30, com magnitude de 2.6 na escala Richter. De acordo com o laboratório, esse evento específico foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste de Paraú, Livramento e Pedro Velho.

Na ocasião, moradores de sítios próximos à estação de Cabeço Preto, de acordo com as informações colhidas por técnicos do LabSis, relataram que o tremor foi sentido em Ubaeira e no sítio Barro Vermelho, além de Cabeço Preto.  No sábado passado o LabSis da UFRN já tinha resgistrado tremor de 2.8 graus em João Câmara, às 21h40. O abalo não chegou a ser percebido por moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário