LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 28 de outubro de 2012

SEIS CAPITAIS DO NORDESTE DEFINEM HOJE SEU PREFEITO

Em Fortaleza, PT e PSB disputam em palanques diferentes, com Elmano de Freitas (esq.) e Roberto Claudio (dir), respectivamente / Foto: reprodução da internet
Das 17 capitais onde havrá segundo turno das eleições municipais neste domingo (28), seis ficam no Nordeste. São elas: Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). As atenção estão voltadas para esta última, onde o PT do ex-presidente Lula e o PSB do governador de Pernambuco Eduardo Campos - aliados que romperam tradicionais palanques nestes pleitos municipais - disputam com candidatos próprios.

Na capital cearense, Elmano de Freitas (PT) - postulante apoiado pela atual prefeita, Luizianne Lins (PT) - enfrenta um adversário novo, porém forte, que é Roberto Claudio (PSB). As recentes pesquisas de intenção de votos mostram uma disputa acirrada, com os dois candidatos praticamente empatados em torno dos 40%. O PSB era aliado da gestão petista, ajudou inclusive a eleger Luizianne, mas, em um movimento patrocinado pelo governador Cid Gomes (PSB), homem de confiança de Eduardo, decidiu lançar um nome próprio. Já Luizianne teve que brigar pela candidatura de Elmano até na Executiva Nacional petista por encontrar resistência entre os próprios correligionários.

Na reta final da campanha, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula participaram de um comício organizado de última hora por lá, após uma passagem do governador Eduardo Campos.

Em João Pessoa, o palanque formado é PT contra PSDB, com Luciano Cartaxo e Cícero Lucena, respectivamente. Cartaxo lidera as recentes pesquisas de intenção de votos, com percentual em torno de 65%. Já Cícero Lucena aparece com 24%. Por lá, o PT firmou uma aliança com um rival histórico, o PPS. Os socialistas, que apoiam os petistas nacionalmente, mas se aproximaram dos tucanos com alianças em municípios importantes nestas eleições, decidiram pela neutralidade no segundo turno. No primeiro, tinham a candidatura de Estela Bezerra (PSB).

Em Salvador, a disputa é entre o deputado federal ACM Neto (DEM) e deputado federal licenciado Nelson Pelegrino (PT). Caso se eleja, o democrata, que também disputou a Prefeitura em 2008, dará um respiro ao seu partido, que nesta eleição sucumbiu. Pelegrino disputa o executivo municipal pela quarta vez e, pelo que apontam as recentes pesquisas de intenção de votos, parece que não se elegerá novamente. Nas sondagens, ACM Neto (DEM) tem 47% das citações contra 39% do adversário. No primiero turno, o democrata teve 40,17% dos votos e Pelegrino, 39,73%.

Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB) protaganizam a disputa em Natal. Por lá, o pedetista está mais bem cotado nas pesquisas, aparecendo com 49% contra os 35% do adversário. Carlos Eduardo, ex-prefeito, também se deu melhor na primeira eleição, registrando 40,41% dos votos. Hermano teve 23,02%.

O pedetista endossa o discurso de candidato da mudança com experiência e acusa a cidade de passar por uma crise adminstrativa. Já o peemedebista fez uma campanha de ataques, criticando a gestão do concorrente.

Em Teresina, o atual prefeito, Elmano Férrer (PTB), e o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) disputam o segundo turno. Na primeira votação, Firmino tem 38,77% dos votos válidos, e Elmano Férrer, 33,14 %. As recentes pesquisas apontam para a eleição do tucano, com 48% dos votos, contra os 43% do petebista.

São Luis é outro caso em que as sondagens sinalizam para a não reeleição do atual prefeito. Edivaldo Holanda Júnior (PTC) - que teve 36,4% dos votos válidos no primeiro turno - aparece com quase 60% nos levantamentos do segundo turno. O atual gestor, João Castelo (PSDB) ficou com 30,6% dos votos válidos no primeiro turno e figura nas pesquisas com 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário