LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 21 de outubro de 2012

ROSALBA MUDARÁ SECRETARIADO EM 2013

A reforma do secretariado da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, provocará uma mudança radical na equipe de governo no início do próximo ano quando alguns nomes serão remanejados e outros deixarão os seus respectivos cargos para dar lugar a novos convocados. O objetivo das mudanças, segundo uma fonte próximo à governadora Rosalba Ciarlini, é mudar o perfil do governo e em consequência melhorar a gestão pública que nesses dois primeiros anos enfrentou dificuldades e desgaste político. Da atual equipe deverão permanecer o secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e da Infraestrutura, Kátia Pinto. Um dos mais próximos da governadora, Obery Rodrigues, do Planejamento e Finanças, deverá ser remanejado para a secretaria de Administração. Todos esses do grupo mossoroense.
O secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, que foi indicado pelo senador/ministro, Garibaldi Filho,  Odair Rocha, da segurança, e Kélcio Pinto, da Justiça e Cidadania, também deverão permanecer nos seus respectivos cargos, além do Comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, que mesmo enfrentando dificuldades de ordem financeira,  realizam um bom  trabalho. A Informação é de que serão substituídos o secretário de Saúde, Isaú Gerino, por não ter conseguido resolver os problemas básicos da saúde, nem tampouco mudar o modelo de gestão, mesmo a governadora Rosalba Ciarlini tendo reforçado o orçamento e apoiado várias ações. Ela chegou, inclusive, a passar uma semana despachando diariamente na secretaria da Saúde, demonstrando assim, que está preocupada e priorizando o setor.
EDUCAÇÃO
Apesar da reconhecida competência pessoal da secretária Betânia Ramalho, ela não tem conseguido articular políticas públicas de educação nem melhorar os índices educacionais do Estado. Neste caso, a permanência da secretária Betânia Ramalho no cargo estaria sendo analisada pelo governo. O secretário Betinho Rosado, irmão do mentor intelectual do governo responsável pelo setor de agricultura, deverá retornar à Câmara Federal, desconvocando assim, o suplente Rogério Marinho, que foi candidato a prefeito de Natal, mas não conseguiu êxito. Betinho Rosado também não teve um bom desempenho à frente da pasta e estaria desmotivado em razão dos baixos índices de aprovação do governo da cunhada.
SAÍDA DO BAIANO
Outro que deverá deixar o governo é o baiano Benito Gama, que exerce a secretaria de Desenvolvimento Econômico e veio para o Rio Grande do Norte por intermédio do colega de Câmara Federal, Betinho Rosado. Benito Gama, além de não ter tempo para se dedicar ao governo na condição de secretário, o baiano assumiu recentemente a presidência nacional do PTB em substituição ao “mensaleiro” Roberto Jefferson. Benito Gama foi protagonista de um imbróglio com os deputados estaduais em razão da tomada do PTB do deputado Ezequiel Ferreira de Sousa, causando insatisfações e manifestações contrárias à atitude de Benito Gama.  O secretário de Turismo, Renato Fernandes, que foi indicado pelo deputado João Maia, líder do PR no Estado, ter restrições por parte do trade turístico, que não vêem em Renato um nome identificado com o sotor. É um dos que poderão ser substituído.
GABINETE CIVIL
O secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, deverá deixar o cargo para dar lugar a Carlos Augusto Rosado, esposo de Rosalba Ciarlini. Anselmo é mossoroense e nome do grupo íntimo do Poder desde quando a governadora era prefeita de Mossoró. Em razão disso, deverá ser aproveitado em outro cargo. Quem também deverá permanecer no governo é o secretário de Esportes, Joacy Bastos. Ele é titular de uma secretaria inexpressiva com pequeno orçamento que deveria ser transformada numa coordenadoria. Por isso, não desperta interesse nem é objeto de disputa entre correligionários e aliados do governo. Esdras Alves, secretário de Articulação Política é outro que deverá permanecer no cargo. Indicação do senador José Agripino, Esdras, esteve desmotivado no início do governo, mas parece ter tomado gosto, apesar de exercer uma secretaria inóqua e desprestigiada.
EMINENTE TÉCNICO
José Airton é titular da secretaria de Tributação, um cargo eminentemente técnico. A informação é de que a sua atuação encontra-se em avaliação. É outro auxiliar que poderá permanecer no governo. O secretário de Comunicação, Alexandre Mulatinho, também deverá permanecer, já que mesmo desempenhando uma atuação discreta (esse é seu estilo), Mulatinho tem cumprido a missão dentro da normalidade. Problemas surgidos no setor no início do governo, parece ter sido superados e o jornalista deverá permanecer incólume. Disposta a promover uma mudança radical no perfil do governo, Rosalba Ciarlini deverá ter dificuldades para convidar novos auxiliares qualificados, já que o salário não é atrativo. Um secretário de Estado recebe líquido pouco mais de 6 mil reais para uma jornada full time de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário