LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 21 de outubro de 2012

CHUVAS DE METEOROS PODE SER VISTA HOJE A NOITE NO RN

Uma chuva de meteoros se aproxima da Terra neste final de semana. E poderá ser visto a olho nu de qualquer lugar do globo. De acordo com o professor e astrônomo Antônio Araújo, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), o fenômeno poderá ser observado com mais intensidade nas madrugadas do domingo e da segunda-feira, entre 23h e 3h. Porém, já na madrugada deste sábado (20), também será possível ver os meteoros cortarem o céu.


 segundo o astrônomo, para ver os meteoros é preferível escolher lugares descampados e de pouca luminosidade. “A luz das grandes cidades ou ambientes muito claros ofuscam a visão do céu. Quanto mais escuro melhor. Por isso vamos para a praia de Sibaúma”, disse ele, justificando a escolha do lugar.
Um astrônomo orienta que é preciso olhar para a direção sudeste e procurar pelas Três Marias, que formam o cinturão de Órion. “Mas não precisamos ficar preocupados. Não vai cair nenhum meteoro em cima da cabeça de ninguém. Quando os meteoros entram na atmosfera da Terra, eles queimam. As pessoas chamam de estrelas cadentes, por causa do risco iluminado que fica no céu. E quem quiser, pode até fazer pedidos”, brincou.
A chuva, segundo ele, são fragmentos do cometa Halley, cuja aparição ocorre de 76 em 76 anos. A última vez que o Halley 'visitou' a Terra foi em 1986. A próxima, de acordo com o cálculos, será em 28 de julho de 2061. "Os fragmentos do cometa que não conseguem se aglutinar ficam em órbita em torno no Sol, assim como a Terra", explicou.
Além da chuva de meteoros, a Lua e o planeta Marte formarão os dois vértices de um triângulo celeste que fechará Régulus, a estrela mais brilhante da constelação Leão, no momento mais ativo da chuva, horas antes do amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário