LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 23 de abril de 2013

BANDIDOS ARROMBAM CAIXA DO BB NA UFRN


Esse ano já foram arrombados terminais na Secretaria de Educação, Idema, IFRN e em cidades do interior. Foto: José Aldenir
Esse ano já foram arrombados terminais na Secretaria de Educação, Idema, IFRN e em cidades do interior. Foto: José Aldenir
Quatro homens armados arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil, instalado no prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, ontem à noite. Para a ação, que durou cerca de uma hora, a quadrilha rendeu o agente de segurança que estava de plantão e ainda roubou a arma de fogo e o radiocomunicador usados pelo funcionário. O crime aconteceu dois dias após a explosão de um terminal de auto-atendimento bancário em Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal.
Segundo o diretor da Divisão de Segurança Patrimonial (DSP) da UFRN, Manoel Euflausino, o segurança que foi feito refém não foi agredido pelos criminosos, que ao fugirem deixaram um caderno pequeno com diversas anotações caído no local do crime. Ele disse também que a ação foi registrada por câmeras da central de monitoramento eletrônico da Reitoria e que as imagens serão encaminhadas para as polícias Civil e Federal, que investigarão o caso.
Ele explicou que, conforme o relato do segurança, um homem chegou ao local por volta das 20h40 e perguntou à vítima se o caixa eletrônico estava funcionando naquele momento. Ao ouvir a negativa, o desconhecido teria se afastado, mas logo retornado com outros três homens, que renderam o segurança e arrombaram o equipamento com um maçarico.
“Ele me disse que os homens tomaram a arma e o rádio-comunicador que estava em seu poder e que ficasse quieto, sem dizer nenhuma palavra, até que eles terminassem o serviço e fossem embora. Depois de uma hora, foram embora e o abandonaram no local. Foi aí que ele pode sair e denunciar o arrombamento à Polícia Militar, que chegou minutos depois e isolou a área”, explicou Euflausino.
Na manhã de hoje, dois funcionários do Banco do Brasil estiveram no local para verificar o estrago provocado pela ação criminosa e também conversar com o responsável pela segurança na UFRN. Eles informaram que não eram autorizados a falar com a imprensa sobre o acontecido e que não sabiam se o caixa eletrônico atacado havia sido abastecido recentemente.
“A expectativa é que as câmeras instaladas na Reitoria tenham gravado a ação e que as imagens captadas possam ajudar a Polícia na identificação dos quatro criminosos, que estavam em dois veículos. Infelizmente, apesar de termos duas equipes de vigilância móvel circulando constantemente pela universidade, nenhuma delas percebeu a movimentação criminosa no local”, afirmou Euflausino.
Outras ações parecidas
O arrombamento do caixa eletrônico instalado no prédio da Reitoria da UFRN aconteceu menos de 48 horas após uma quadrilha ter explodido o auto-atendimento do Bradesco na cidade de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal. O crime, que foi cometido na madrugada de sábado, chamou a atenção da população do município pelo estrago que causou aos imóveis vizinhos ao prédio usado pelo banco.
Há 11 dias, nove homens armados invadiram o prédio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), dentro do Centro Administrativo Estadual, e arrombaram dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil. A quadrilha conseguiu entrar no imóvel após se passarem por funcionários de uma empresa de refrigeração.
No início do mês, quatro homens armados invadiram o shopping de artesanato Mãos de Arte, na Praia dos Artistas, na zona Leste de Natal, e arrombaram o terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal, que fica instalada no andar térreo do edifício. Antes, eles entraram no local usando cópias das chaves dos cadeados que fechavam a administração e renderam os dois agentes de portaria que estavam de plantão.
Em fevereiro, cinco homens armados invadiram a sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e arrombaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil que fica no prédio, em Natal. Nesta ação, os bandidos também usaram um maçarico para abrir o equipamento, de onde tiraram todo o dinheiro. Antes de fugir, o bando ainda roubo o celular do vigilante, para impedir que ele acionasse a polícia.
Outro caixa eletrônico que se transformou em alvo dos bandidos foi o do IFRN, localizado na Avenida Salgado Filho. Até hoje a Polícia não conseguiu identificar nenhum dos autores desses crimes.

Caixa era usado por comunidade acadêmica e população em geral
Apesar de ter realizado diligências em toda a região, a Polícia Militar não conseguiu identificar nenhum suspeito de ter participado do arrombamento do terminal do Banco do Brasil da UFRN. Para o diretor de Segurança do campus, o fato das entradas e saídas da universidade serem abertas à população durante o final de semana, pode ter contribuído para a ação e fuga dos criminosos.
“Apesar do terminal ter sido instalado para uso da comunidade acadêmica, muitas pessoas de fora sabem da existência dele aqui na Reitoria e o usam também, por isso, não temos como saber quem pode ter planejado essa ação criminosa. Pode ter sido qualquer pessoa, por isso, a nossa esperança é que a polícia consiga identificar os ladrões através das imagens captadas pelas câmeras do prédio”, disse Euflausino

Nenhum comentário:

Postar um comentário