LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

'DAMA DE FERRO" MORRE AOS 87 ANOS

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu, na manhã desta segunda-feira (8), após sofrer um derrame. A notícia foi confirmada pelo porta-voz da "Dama de Ferro", que foi a primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, e faleceu aos 87 anos, na Inglaterra.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente em seguida a um derrame nesta manhã".
Thatcher foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra do Reino Unido, cargo que ocupou entre os anos 1979 e 1990
Primeira mulher a ocupar o posto de premiê, Margaret Tatcher ganhou notoriedade mundial também por sua postura como chefe de Estado. Com estilo autoritário e crítica frequente do modelo adotado pela então União Soviética, a ex-primeira-ministra ganhou o apelido de "Dama de Ferro" também por ter sobrevivido a um atentado em 1984.

Antes de ser primeira-ministra, Margaret Tatcher foi eleita parlamentar em 1959. Posteriormente, foi secretária do Departamento de Educação e Habilidades, em 1970. Em 1975, ela foi eleita líder do Partido Conservador, sendo a primeira mulher a liderar um dos principais partidos do Reino Unido e, em 1979, ela se tornou a primeira mulher a ser primeira-ministra do Reino Unido.

Foi durante o governo de Thatcher que o Reino Unido disputou a Guerra das Malvinas, pela posse das Ilhas Malvinas, em inglês Falklands, com a Argentina. A guerra ocorreu entre abril e junho de 1982, matou 649 soldados argentinos e 255 britânicos. O arquipélago foi recuperado pela nação europeia, mas a disputa territorial ocorre até os dias de hoje e tanto a Argentina quanto o Reino Unido consideram a soberania territorial uma questão de orgulho nacional.

A vida da ex-primeira ministra foi representada no cinema no filme "A Dama de Ferro", de 2011. No longa-metragem dirigido por Phyllida Lloyd, Meryl Streep interpretou a conservadora premiê britânica, papel que rendeu o Oscar de melhor atriz à produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário