LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DEU A LÓGICA: MESSÍ É LEITO O MELHOR DO MUNDO




Zurique (AE) - Lionel Messi voltou a fazer história ontem. Após superar diversas marcas em 2012, o argentino acumulou mais um recorde em sua brilhante carreira ao faturar a Bola de Ouro da Fifa pela quarta vez consecutiva. Ele foi eleito o melhor jogador do ano mais uma vez, ao deixar para trás o espanhol Andrés Iniesta, seu companheiro no Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do rival Real Madrid.
stefffen schmidt/estadãoO jogador argentino ficou à frente do português Cristiano Ronaldo e do espanhol Andrés IniestaO jogador argentino ficou à frente do português Cristiano Ronaldo e do espanhol Andrés Iniesta

Messi conquistou a Bola de Ouro com 41,60% dos votos dos técnicos e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa e dos jornalistas convidados pela revista France Football - a premiação da publicação se fundiu com a honraria da Fifa em 2010 Segundo colocado nos últimos dois anos, Cristiano Ronaldo repetiu a posição, com 23,68% dos votos. Iniesta ficou em terceiro com 10,91%.

"Não acho que este foi o meu melhor ano", afirmou o atacante, momentos antes de receber a Bola de Ouro. "Houve outros anos melhores, nos quais conseguimos muito mais coisas", declarou, se referindo às campanhas anteriores, e mais premiadas, do Barcelona. Em 2012, o time catalão venceu apenas a Copa do Rei, foi vice-campeão espanhol e chegou à semifinal da Liga dos Campeões. Para efeito de comparação, o Barcelona foi campeão europeu, espanhol e mundial em 2011.

Ao vencer o prestigiado prêmio pela quarta vez, o argentino superou nomes famosos da história do futebol como Zinedine Zidane e Ronaldo, que conquistaram o prêmio por três vezes. Também deixou para trás Michel Platini, Johan Cruyff e Marco van Basten. Eles obtiveram a honraria em três ocasiões, quando o prêmio ainda era restrito ao continente europeu. "Para dizer a verdade, isso é realmente muito inacreditável. É o meu quarto prêmio. É grande demais para palavras...", comentou Messi, ao receber o prêmio das mãos do italiano Fabio Cannavaro, vencedor em 2006.

Americana Abby Wambach bate Marta em votação

Zurique (AE) - A atacante norte-americana Abby Wambach foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo. A brasileira Marta ficou na segunda posição na votação, enquanto que Alex Morgan, também dos Estados Unidos, foi a terceira colocada.

Há um ano, Wambach foi eleita a terceira melhor jogadora do mundo, atrás da vencedora japonesa Sawa e da própria Marta. Agora, porém, ela subiu dois degraus na premiação, após ser o principal destaque da seleção dos Estados Unidos na Olimpíada, com cinco gols marcados na vitoriosa campanha. Assim, aos 32 anos, conquistou o maior prêmio da sua carreira.

Em uma eleição que contou com a participação dos técnicos e das capitãs das seleções nacionais e de um grupo seleto de jornalistas, Wambach ficou com 20,67% dos votos, enquanto que Marta teve 13,50% e Alex Morgan terminou com 10,87%. Segunda colocada no prêmio Bola de Ouro da Fifa, a também atacante Alex Morgan, de apenas 23 anos, marcou três gols na vitoriosa campanha dos Estados Unidos nos Jogos de Londres, sendo um deles o que classificou a equipe para a final.

Neymar perde no gol mais bonito

Zurique (AE) - O meio-campista eslovaco Miroslav Stoch evitou o bicampeonato de Neymar na eleição do gol mais bonito do ano e ganhou o prêmio Puskas. O jogador do Fenerbahçe foi o vencedor da votação popular - foram mais de cinco milhões de votos computados através da internet -, superando o atacante brasileiro, que ficou em terceiro lugar, e o colombiano Falcao Garcia, do Atlético de Madrid.

Na edição anterior do prêmio, Neymar ganhou com o gol que fez em um histórico jogo entre Santos e Flamengo, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro de 2011. Apesar da vitória flamenguista por 5 a 4, aquela partida ficou marcada pela jogada do atacante santista, que aplicou uma sequência de dribles até finalizar o lance com extrema categoria.

Desta vez, na quarta edição do prêmio para eleger o gol mais bonito do ano, Neymar concorreu com um que fez diante do Internacional, no dia 7 de março, pela Copa Libertadores. Também na Vila Belmiro, ele passou por três adversários, em uma arrancada em alta velocidade desde o campo de defesa, até deslocar o goleiro do clube gaúcho com um leve toque.

Mas o gol de Neymar foi superado pelo de Miroslav Stoch. O eslovaco venceu graças ao golaço que marcou pelo Fenerbahçe no jogo contra o Gençlerbirlig, disputado no dia 3 de março, pelo Campeonato Turco. Após um escanteio cobrado pelo meia brasileiro Alex, ele acertou um lindo chute de fora da área e acertou o ângulo, encobrindo o goleiro. O outro gol finalista do prêmio Puskas de 2012 também contou com uma participação brasileira. Após uma cobrança de escanteio feita pelo meia Diego, Falcao Garcia acertou uma bicicleta quase na linha da grande área e mandou no ângulo, marcando para o Atlético de Madrid em um amistoso contra o América de Cali, disputado no dia 19 de maio, na Colômbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário