LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Educação tem deficit de 5 mil vagas

No primeiro dia de matrícula para novos alunos na rede municipal de Ensino de Natal, a estimativa da Secretaria Municipal de Educação é de que a demanda reprimida, no ensino fundamental, chegue a 5 mil crianças. Isso representa 25% a mais em relação ao ano passado. Em 2011, 4 mil alunos ficaram fora da rede municipal, segundo dados da SME e da Promotoria de Justiça da Educação.
Alberto LeandroNo CMEI N. S. de Lourdes, em Mãe Luíza, uma placa já avisava aos pais de alunos, no fim da manhã de ontem, que não havia mais vagasNo CMEI N. S. de Lourdes, em Mãe Luíza, uma placa já avisava aos pais de alunos, no fim da manhã de ontem, que não havia mais vagas

Na educação infantil, a situação não é diferente. As matriculas seguem até a sexta-feira, 27, mas ontem, logo nas primeiras horas da manhã, as vagas já estavam praticamente esgotadas para o Berçário, que recebe crianças de até 2 anos, e para os níveis iniciais da Educação Infantil (1 e 2), que atende crianças de 2 e 3 anos. As zonas Norte e Oeste, segundo a promotora de Justiça da Educação, Zenilde Ferreira, concentram a maior demanda reprimida.

Em dois bairros visitados pela TRIBUNA DO NORTE, Mãe Luiza, na zona Leste, e em Felipe Camarão, na zona Oeste, não há mais vaga disponível para berçário e níveis iniciais da Educação Infantil. Ouvido pela TN, o secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, reconhece que a situação é a mesma na maioria dos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs.

O município tem uma rede de 74 unidades, que devem matricular perto de 13 mil crianças. Walter Fonseca não soube informar o número de novas vagas ofertadas para a Educação Infantil. Segundo ele, as unidades estão finalizando, simultaneamente, as matrículas de antigos e novos alunos. Nos CMEIs, o quadro de novas vagas estava fixado na frente das unidades desde a sexta-feira, 20, e foi, segundo os diretores, informado a SME.

Fonseca prometeu para a próxima segunda-feira divulgar a demanda em toda a rede de CMEIs; o número de crianças efetivamente atendidas e o excedente. Para muitas mães e pais, a noite da segunda-feira, 23, foi de longas filas e de angústia, na porta dos Centros. Quem não conseguiu vaga, apelou para o Conselho Tutelar.

Foi o caso das mães Jéssica Jordânia, 20, e Andreia dos Santos, 24, moradoras de Mãe Luiza. As duas recorrerem, na manhã de hoje, ao Conselho Tutelar da Zona Leste. Elas chegaram, por volta das 10h, no CMEI N. Sra. de Lourdes, em Mãe Luiza, com um requerimento do Conselho Tutelar. Foram recebidas pela diretora Ana Maria Guimarães de Araújo, que informou da indisponibilidade de vaga.

A reação delas foi imediata. "O conselho manda matricular, a escola diz que não tem e a gente que precisa deixar o filho num berçário para ir trabalhar, como vai fazer?", questionou Jéssica. Ela tem uma filha de 1 ano e nove meses e está em busca de vaga para o Berçário.

Andreia tem duas filhas. Só conseguiu vaga para uma delas, de 2 anos, matriculada no CMEI João Perestrello, em Mãe Luiza. Essa unidade não tem Berçário. Atende crianças de 2 aos 4 anos de idade. "Já bati várias creches. Para a que tem menos de 2 anos, não tem vaga em nenhum".

As duas chegaram a ir, na madrugada de ontem, por volta das 2h, ao CMEI Galdina Guimarães, ficaram na fila por quase cinco horas, mas não conseguiram pegar ficha. A diretora do CMEI N. Sra. de Lourdes afirmou que vai remeter ofício ao Conselho Tutelar justificando a falta de vagas na unidade.

Em Mãe Luiza, as 26 novas vagas oferecidas para Berçário pelos CMEI's N. Sra. De Lourdes (18) e Galdina Guimarães (8) esgotaram em menos de uma hora entre 6h e 7h. Em algumas unidades, ainda há disponibilidade de vagas apenas para o nível final da educação infantil. Mesmo assim são poucas. É o caso do CMEI Galdina Guimarães.

Às 10h de ontem, a unidade tinha apenas duas vagas em aberto, uma para o nível 3 (crianças de 4 anos) e outra para o nível 4 (crianças de 5 anos). Para esses dois níveis, a escola deve matricular 95 crianças [45, para o nível 3; e 50, para o nível 4], de acordo com a diretora Francigleide Pereira de Souza.

Ela disse que para o nível 2, o Centro matriculou quatro crianças excedentes e vai atender a todas. "Ao invés de 15, vamos ter 19 alunos na sala nesse nível". Milena da Silva, 19 anos, mora em Mãe Luiza. Tem duas filhas, de 4 anos e de 3 anos. Ontem, só conseguiu vaga para uma delas nesse CMEI. A mais nova deveria ser matriculada no nível 2, mas não há vaga disponível. "Vou procurar em outra creche, mas já sei que vai ser difícil. Aqui no bairro não tem mais vaga".

No CMEI N. Sra de Lourdes, o cartaz na porta da escola já anuncia "vagas esgotadas em todos os níveis". Depois do Berçário, o nível inicial (1), que abriu 30 vagas, foi o que teve maior demanda. "A todo momento chega algum pai à procura de vaga, mas nós temos um limite de alunos por sala e não podemos extrapolar", afirmou a diretora Ana Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário