LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

GARIBALDI E HENRIQUE DEFEDEM ALIANÇA COM A GOVERNADORA ROSALBA


O senador Garibaldi Alves (PMDB) elogiou o governo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), rechaçou a possibilidade de rompimento do PMDB com o DEM e defendeu a permanência da aliança entre peemedebistas e democratas para as eleições de 2014. As declarações do senador foram dadas ao Jornal de Hoje momentos antes da homenagem que ele recebeu na manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa, pelos serviços prestados ao Rio Grande do Norte. Pai do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, e tio de Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados, Garibaldi Alves completou hoje 90 anos de existência.
“Rosalba tem feito um esforço admirável para fazer uma boa administração. Com dificuldades, mas ela vencerá todas elas”, avaliou o irmão do ex-ministro Aluizio Alves e do deputado estadual Agnelo Alves. “Não acredito (em rompimento do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini). Não acredito”, continuou o avô do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Walter Alves e tio do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. “Rosalba, embora não seja do PMDB, é uma lutadora e eu tenho certeza que ela fará tudo, e até o impossível, para o êxito na administração dela”, frisou o senador. “Defendo a permanência da aliança do PMDB com o DEM”.
As declarações do senador Garibaldi Filho surgem num momento em que o PMDB está dividido em relação ao governo Rosalba Ciarlini. Se, por um lado, o aliado do palanque de 2010, o hoje ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e o deputado Walter Alves, defendem internamente o rompimento do PMDB com o governo, por outro, é o adversário de Rosalba na campanha passada, o hoje presidente da Câmara, Henrique Alves, quem defende a permanência do PMDB na gestão. Não se sabe, agora, qual será a influência da declaração do senador Garibaldi junto a Garibaldi e Walter Alves, no sentido de manutenção da aliança do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini.
HOMENAGEM
Em entrevista ao Jornal de Hoje, Garibaldi Filho preferiu não falar noutro assunto senão a homenagem ao seu pai. “Esta homenagem está sendo marcada pelo afeto, pela generosidade, porque, como eu já tive a oportunidade de dizer, quem planta, colhe. E papai só plantou isso. E agora está recebendo. As pessoas estão fazendo justiça a ele. E eu estou muito feliz, e estou, inclusive, muito emocionado”, disse o ministro da Previdência.
Não apenas o ministro da Previdência estava indisposto a temas políticos. Sobre seu governo, Rosalba Ciarlini se limitou a dizer que vai “continuar trabalhando muito, muitas realizações que já estão aparecendo vão ser multiplicadas”. Sobre o homenageado, porém, soltou frases a mais, declarando: “Uma homenagem justa porque ele tem uma história de vida, de trabalho, de serviços ao RN, que começou ainda em Angicos trazendo nessa força pela esperança e colhendo frutos do seu trabalho”. Lembrada que Garibaldi foi seu suplente no Senado antes de ela renunciar e assumir o governo, disse: “Eu tenho muito orgulho de tê-lo tido como suplente e agora como senador do RN. O que mostra que com a sua experiência está ajudando o RN”, afirmou a governadora.
O presidente da Assembleia Legislativa, autor da homenagem, ressaltou a figura humana do homenageado. “É um homem simples, devotado à causa pública. Pudera que todos os homens seguissem o exemplo de Garibaldi, que honra e dignifica a política”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta (PMN), autor da homenagem ao senador Garibaldi, a medalha do “Mérito Legislativo José Augusto”, a maior honraria do parlamento estadual que agracia personalidades por suas relevantes contribuições ao Estado.
Uma das líderes da oposição estadual, a deputada federal Sandra Rosado disse que a homenagem a Garibaldi é um momento importante devido o trabalho que o senador construiu na sua história. “Inclusive há pouco tempo sugeri que a Assembleia Legislativa apresentasse a restituição do seu mandato, simbolicamente, a exemplo do que está sendo feito na Câmara dos Deputados, que está fazendo essa homenagem ao ex-parlamentares. E, no caso, Garibaldi que foi cassado pela revolução e merece esse título”, ressaltou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, também ressaltou a história do tio. “Eu acho que é um exemplo, 44 anos depois de ter sido cassado pela revolução, num ato violento, como deputado desta Casa. Agora volta a esta Casa como senador da República, com o filho Garibaldi Filho ministro de Estado, o sobrinho dele, Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara Federal. Ou seja, é o resgate da sua história, mostrando que vale à pena pela conduta, pelo conceito, pelo caráter, pela ética, ser um Garibaldi Alves na vida pública do Rio Grande do Norte e do Brasil”, declarou Henrique.
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, também ressaltou o momento vivido pelo tio. “Ele sempre dignificou a vida pública, sempre foi um homem que atuou com muito espírito público, homem habilidoso, homem de bem. Sempre tive esse reconhecimento e hoje é mais um reconhecimento a uma trajetória política respeitável de um deputado estadual várias vezes, vice-governador e senador da República”, disse o prefeito.
O vice-governador Robinson Faria, presidente do PSD, também esteve presente na solenidade de homenagem do senador Garibaldi. “Homenagem muito justa, resgate histórica de um político sério que teve papel importante no passado, foi deputado, depois cassado e depois político importante nos bastidores, no PMDB de Aluizio Alves, de Henrique, discreto, mas muito competente e formulador”, declarou.

Henrique Alves quer que Wilma e Garibaldi Filho figurem nas próximas pesquisas para governador
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, defendeu na manhã desta segunda-feira que as próximas pesquisas para o governo do Estado contenham os nomes do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e da vice-prefeita de Natal e presidente estadual do PSB, Wilma de Faria. As declarações do presidente do PMDB surgem após pesquisa Certus/O Jornal de Hoje revelar a vitória do candidato da oposição, vice-governador Robinson Faria (PSD), frente à atual governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM).
“(Considero) Sem nenhuma importância (a pesquisa Certus). Primeiro, pela distância, segundo pela indefinição do quadro. Não dei nenhuma importância (à pesquisa). Faltaram vários nomes. Garibaldi Alves Filho, a vice-prefeita Wilma. Eles são candidato ou não? São nomes que têm sido cogitados aí”, defendeu Henrique.
Segundo o presidente da Câmara, apesar de Garibaldi e Wilma não assumirem a candidatura – diferentemente de Robinson – é “difícil” que não surjam outros candidatos, o que torna a pesquisa inválida. “É difícil ficar um quadro apenas entre dois nomes. Acho difícil que aconteça isso. Acho (essa) uma pesquisa prematura, pelo tempo. Não tem ninguém ainda discutindo candidatura a governador. O cidadão norte-rio-grandense está preocupado com o seu salário, com o seu emprego, com a sua renda, com a sua segurança, com a saúde pública.
Está preocupado com isso, e não com quem vai ser governador em 2014. Acho que é até um desrespeito ao norte-rio-grandense”, afirmou o presidente da Câmara.
AVALIAÇÃO
Ao avaliar o governo Rosalba Ciarlini, o deputado Henrique Alves ressaltou o trabalho que está sendo feito pelo governo nos setores de saúde, agricultura e recursos hídricos, onde, houve mudanças de secretários e, segundo Henrique, melhoras. “Os secretários que assumiram estão fazendo um bom trabalho, fazendo um bom papel, mas, a conjuntura, ainda estou avaliando”.
Instado a apontar onde está a satisfação com o governo, Henrique enumerou ações de cada secretário. “Acho que o desempenho na saúde, o secretário está fazendo um trabalho sério, muito objetivo. Até com algum desgaste, mas traçou uma linha, um rumo, era isso que nós queríamos. O da Agricultura o secretário Júnior (Teixeira) também já em Brasília várias articulações de projetos importantes para o RN que não havia. E acho que os Recursos Hídricos com o secretário Leonardo Rego também desenvolve um grande trabalho, com muita agressividade, do ponto de vista positivo. Essas três áreas deram uma agilidade mesmo, com três perfis ao governo. Mas, o conjunto, nós estamos avaliando, eu particularmente, com muito boa vontade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário