LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 24 de novembro de 2012

UFRN FAZ VESTIBULAR PARA MAIS DE 3000 VAGAS

Às vésperas do principal vestibular do estado, para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professores falam sobre as principais dicas para os 28.614 inscritos que concorrem as 3.015 vagas oferecidas. Entre os alertas dados, é comum o destaque para os vestibulandos se manterem tranquilos e confiantes. O concurso Vestibular começa amanhã, com o acesso aos locais de provas permitido aos inscritos a partir das 7h20. Os portões fecham às 8h. Para os cursos de todas as áreas, as provas deste domingo serão objetivas com questões de Fisica, Química, Biologia, Matemática e Línguas Estrangeira. No segundo dia (26/11), os candidatos farão as provas de Português e Literatura, e da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que envolve as provas objetivas de História e Geografia. Além dessas objetivas, todos os candidatos terão a prova de redação. As provas do terceiro dia são divididas pelas áreas específicas que cada candidato presta vestibular. Candidatos para cursos da área Humanística I farão provas discursivas de Matemática, História e Geografia; cursos da área de Humanística II farão provas de Língua Estrangeira, História e Geografia; da área Tecnológica I as provas discursivas a serem aplicadas são das disciplinas de Matemática, História e Física; para Tecnológica II, os candidatos farão provas discursivas de Matemática, Física e Química; e, para os candidatos aos cursos da área Biomédica, as provas do último dia de vestibular serão de Biologia, Física e Química. No primeiro dia, serão aplicadas  60 questões objetivas, no segundo 44 questões objetivas e a redação e, no terceiro dia, o caderno de provas terá 12 questões discursivas, sendo quatro de cada disciplina.

Línguas estrangeiras

- É necessário enfatizar a presença da interpretação e sua importância para o vestibulando.

- Atenção com as palavras cognatas, que caíram em quatro questões do último vestibular.

- Imagens, números e os nomes próprios são essenciais na interpretação e resolução das questões, que devem ser respondidas em português.

- Nas provas de espanhol, atenção com a interpretação. Esse será um ponto importante. Cuidado com as palavras heterosemânticas, aquelas com escrita e muitas vezes pronúncia semelhante ao português, mas significado diversos.

Química

- Os conteúdos mais prováveis são os cálculos de variação da entalpia (êH) usando energia de ligação; separação de misturas, principalmente utilizando material de laboratório; e PH e deslocamento de equilíbrio.

- Lembre-se: o êG, que mede a variação da energia livre de Gibbs, relacionado ao êH e o êS é uma possível relação a ser cobrada nas questões da disciplina neste vestibular. Alotropia  e hibridação associada à geometria molecular também são conteúdos considerados.

- Em Química Orgânica, atenção para as reações de oxidação de álcool (que há algum tempo não aparece nas provas da UFRN), reações de desidratação, hidrólise e a Regra de Markovnikov.

- Estude os assuntos mais comuns ao mesmo tempo que dê uma olhada nos menos abordados, como os gráficos de misturas eutéticas.

Português

- A redação costuma abordar temas tradicionais, como situações envolvendo a Mulher e a Educação, assim como possíveis soluções para melhorá-la. De um modo geral, problemas sociais devem ser privilegiados.

- O Nordeste é um tema com grandes chances de ser cobrado nas redações, principalmente por 2012 ser o ano de centenário de duas personalidades importantes da cultura nordestina: o cantor Luiz Gonzaga e o escritor Jorge Amado.

- Em relação à estrutura da redação, a carta e o artigo são os mais cobrados, o que motiva os vestibulandos a estarem atentos. Porém, as possibilidades de a Comperve pedir aos concorrentes a produção de um editorial (carta ao leitor), de uma carta do leitor, ou até mesmo uma resenha crítica de alguma obra literária que teve leitura exigida pela comissão organizadora do vestibular, não deve ser ignorada.

Biologia

- Os principais conteúdos abordados, que merecem destaque, são a Citologia, a Fisiologia, a Ecologia e a Evolução, sem deixar de lado outros conteúdos também abordados frequentemente como Genética.

- Mantenha o foco nas questões mais tradicionais, sem deixar nenhum conteúdo de lado.

- Cuidado nas questões que costumam ter enunciados longos. É preciso estar atento para evitar se perder nos extensos enunciados.

Matemática

- Dois temas essenciais: Funções e Geometria Plana. Em comparação com as provas do Enem,  as provas da Comperve costumam cobrar questões relacionadas às fórmulas, trazendo menos questões sobre o cotidiano.

- Prepara-se para questões relacionadas a Progressão Aritmética (PA), Progressão Geométrica (PG) e Probabilidade. Elas têm grande chance de aparecerem nas provas já que costumam ser "bastante equilibradas".

História

- Os pontos cruciais da disciplina que merecem atenção em relação à História do Brasil são: as décadas de 1920 e 1930 e os marcos do período como a Semana de Arte Moderna, de 1922 e a Revolução Constitucionalista de 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas; o período Republicano; e a Ditadura Militar, que ocorreu entre os anos de 1964 e 1985.

- Para a História do RN, o destaque é o período colonial, abordando questões como a produção de açúcar, os massacres de Cunhaú e Uruaçú, assim como a participação de Natal na 2ª Guerra Mundial (a Parnamirim Field, base aérea da cidade) e a presença dos holandeses no território potiguar. Também a possível abordagem de obras de Luís da Câmara Cascudo, que possam remeter ao estado.

- Sobre História Geral,  preste atenção aos assuntos relativos às revoluções Francesa e Industrial e destaca também uma possível ênfase à Roma Antiga nas questões do vestibular da UFRN, tanto nas discursivas quanto nas objetivas. A Primeira e a Segunda Guerra Mundial também são  importantes, assim como a Crise de 1929.

- A luta pelos direitos civis dos negros também tem chance de ser abordada nesse vestibular, como as que Martin Luhter King participou. Assim como a luta dos negros.

- Como 2013 será um ano olímpico, não está descartada a chance de abordagens de anos históricos de Olimpíadas como, por exemplo, o ano de 1936, quando Hitler se negou a premiar um atleta negro que estava no pódio; e 1972, quando palestinos mataram atletas israelenses, causando o que passou a ser chamado de Massacre de Munique.

- As guerras da Coreia e do Vietnam, assim como a Guerra das Malvinas, disputada entre Argentina e Inglaterra, pelas Ilhas Malvinas, chamadas pelos ingleses de Ilhas Falkland, causada pela crise econômica ligada ao petróleo.

- As ditaduras latino-americanas, de um modo geral, podem ser cobradas neste vestibular, assim como as questões relacionadas aos negros e à África como o Imperialismo, as Guerras Coloniais e o Apartheid.

- Já que neste ano a UFRN está fazendo a "despedida" do vestibular (a partir do próximo ano o ingresso na federal será através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem), é possível mais questões sobre a História do RN, que não é mais abordada nas provas do Enem.

Geografia

- Entre os temas mais prováveis estão a Amazônia, relacionando a questão do desmatamento e da expansão do agronegócio, e questões relacionadas ao papel da mulher no mundo atual, lembrando que é importante o candidato relacionar o papel de Angela Merkel, chanceler da Alemanha, na tentativa de recuperar a economia europeia (ques está em crise desde 2007), assim como os papéis da presidente brasileira Dilma Rousseff e da argentina Cristina Kirchner no bloco ecomômico Mercosul.

- A  inserção do Brasil na política global (como a suspensão do Paraguai do Mercosul), assim como polêmicas nacionais, como a relacionada a usina hidrelétrica de Belo Monte.

- Outro assunto provável está relacionado aos 50 anos da crise dos mísseis cubanos, um dos maiores momentos de tensão da Segunda Guerra Mundial, em outubro de 1962, quando suspeitou-se que a União Soviética teria instalado mísseis em território cubano para atacar os Estados Unidos.

- Atenção, ainda, para a questão da Urbanização e os assuntos agregados a este tema como as migrações, a condição humana nas cidades, o meio ambiente urbano, as áreas de risco de enchentes e as devidas justificativas e a impermeabilização do solo.

- Dinâmica populacional, abordando a transição e a pirâmide geográficas,  assim como as migrações internas, que vêm se intensificando nas três últimas décadas, principalmente as intraregionais. Relacionados, estão os temas das dinâmicas climáticas e o relevo brasileiro, além dos domínios morfoclimáticos da estrutura geográfica brasileira.

- Em relação à Geografia do Rio Grande do Norte, podem cair questões da geoeconomia potiguar, considerando as atividades de mineração, turismo e a fruticultura.

Física

- Assuntos de Termodinámica, Eletrodinâmica e Dinâmica, de forma geral, são os mais prováveis neste vestibular.

- Os conteúdos de Magnetismo e Física Moderna também têm grande propabilidade de estarem presentes nas provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário