LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ESTUDANTE DE DIERITO É ACUSADO DE VARIOS ESTUPROS



Rodrigo César é acusado de estuprar mulheres próximo à BR 101 (Degepol/Divulgação)
Rodrigo César é acusado de estuprar mulheres próximo à BR 101
O estudante de direito Rodrigo César da Silva Costa, 28 anos, foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (21), acusado de estupros na cidade de Parnamirim, região metropolitana de Natal. Segundo a delegada Patrícia Gama, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, ele é acusado de estuprar pelo menos quatro mulheres. A prisão foi feita após campana de policiais civis da Deam, num matagal que fica por trás do Posto Dudu, quando ele chegava com mais uma de suas vítimas.

Patrícia da Gama diz que há uma semana e meia a equipe da Deam/Parnamirim vinha investigando a ação do estudante após várias queixas de estupro feitas na delegacia. "Os policiais iam toda noite ao local onde ele levava as vítimas para tentar localiza-lo". O referido local fica por trás de um posto de combustíveis nas proximidades do Aeroporto Internacional Augusto Severo.

Ele costumava abordar as mulheres nas proximidades da BR e as obrigava a subir na garupa de sua motocicleta para ir até aquele local, sob ameaça de morte. Com ele, os agentes apreenderam uma faca peixeira. O acusado que atualmente trabalhava como porteiro, estava sendo investigado pela equipe da DEAM chefiada pela delegada Patrícia Melo, depois que três vítimas compareceram à especializada para denunciar o crime.

Apesar de ter confessado somente dois dos estupros, a delegada acredita que o estudante de direito seja mesmo o autor dos quatro crimes denunciados à Deam Parnamirim. "As características batem com a descrição das vítimas". Patrícia Gama agora espera o reconhecimento das vítimas para indiciá-lo por prática de estupro.
vembro 2012 - Hora: 14:18 - Por: Alessandra Bernardo
Rodrigo Cesar levava mulheres para uma área deserta. Quatro delas procuraram a polícia. Foto: Divulgação
O homem apontado como o autor de, pelo menos, quatro estupros em Parnamirim foi preso em flagrante ontem à noite, quando abusava de uma jovem de 20 anos, numa estrada carroçável perto do Aeroporto Internacional Augusto Severo. Ele vinha sendo procurado há cerca de duas semanas pelos policiais civis da Delegacia Especializada da Mulher (Deam) do município, que montou campana no local indicado pelas vítimas.
O universitário Rodrigo César da Silva Costa, 28 anos, é estudante do curso de Direito de uma faculdade particular de Natal e porteiro de um edifício comercial na avenida Prudente de Morais, no bairro do Tirol. Ele terminou reconhecido pela penúltima vítima, que diz ter sido atacada por ele há duas semanas, quando retornava do trabalho, próximo ao trevo da BR-101, em Parnamirim.
Após o caso ter sido denunciado à Polícia Civil, os agentes passaram a monitorar os pontos indicados pelas vítimas, nos horários em que aconteceram os ataques e ontem à noite, conseguiram flagrar o momento em que Rodrigo César levava uma jovem para o matagal, numa área por trás do Posto do Dudu, na BR-101, por volta das 22 horas.
“Quando o abordamos, ele estava abusando a jovem, que chorava muito e pedia, insistentemente, que ele não fizesse nada contra ela. Ele ainda tentou fugir, correndo por dentro do matagal, mas os policiais que estavam em outra equipe conseguiram prendê-lo e o trouxemos para a delegacia, onde ele foi autuado por estupro”, explicou o chefe de investigações da Deam de Parnamirim, Adônis Azevedo.
Ele afirmou que o universitário confessou, em depoimento, que havia violentado sexualmente duas mulheres, mas outras duas jovens o reconheceram como o homem que as atacou, em outubro passado. Todas revelaram detalhes que o incriminam, como o modo que ele abordava as vítimas e as violentava.
Região usada pelo universitário para levar suas vítimas fica perto do Aeroporto Internacional Augusto Severo. Foto: José Aldenir
Dentro de uma mochila usada pelo acusado havia um lençol azul, uma camisa de cor vermelha, um livro “Coletânea Básica Penal”. Além disso, os policiais civis encontraram ainda uma faca que ele usava para ameaçar as mulheres, um telefone celular e um casaco com os símbolos da Aeronáutica, onde ele serviu por alguns anos. Uma motocicleta e dois capacetes também foram apreendidos com Rodrigo César.
No local onde houve o flagrante, marcas de pneus de motocicleta ainda eram visíveis na manhã de hoje. Rodrigo César é ex-militar da Aeronáutica e, segundo Adônis, conhecia bem o local onde cometia os crimes, no bairro de Emaús.
A delegada Patrícia Gama suspeita que outras mulheres tenham sido atacadas pelo acusado, mas que, por medo ou por terem sido ameaçadas por ele, não tenham denunciado o fato à Polícia Civil. Por isso, a expectativa é que, após a prisão e divulgação das imagens do acusado na imprensa potiguar, outras vítimas tenham coragem, denunciem a violência e reconheçam o acusado.
“Ele confessou apenas dois, mas já são quatro jovens que o reconhecem como o homem que as atacou sexualmente. Por isso, acreditamos que o número de vítimas seja bem maior e que, com a publicidade do caso, elas se encorajem e compareçam à delegacia para denunciá-lo e o reconheçam, seja pessoalmente ou através de fotografias. É muito importante que as vítimas deste homens procurem a polícia, para que a justiça seja feita”, afirmaram os policiais.
ACUSADO ATACAVA EM PARADAS DE ÔNIBUS E NAS PASSARELAS
Rodrigo César da Silva Costa sempre escolhia e atacava suas vítimas da mesma forma: ele passava de motocicleta por paradas de ônibus e passarelas da BR-101 em Parnamirim à noite e, caso a mulher estivesse sozinha no local, ele a abordava com uma arma de fogo. Dizia que estava fugindo de uma perseguição policial e que a vítima subisse no veículo e se passasse por acompanhante dele, para despistar os policiais.
Para ser mais convincente, ele levava consigo um capacete extra, cor de rosa, e uma mochila, que ele obrigava as vítimas a usarem. As mulheres eram obrigadas ainda a fechar os olhos e, assim, ele as levava para a estrada carroçável onde praticava a violência sexual.
“Depois dos abusos, ele indicava o caminho que a vítima deveria seguir para encontrar ajuda e sair do local e até se mostrava preocupado em saber se realmente a jovem encontraria a saída e auxílio de alguém. Ele nunca roubava nada das vítimas, o que nos confirma que ele atacava as mulheres exclusivamente com a intenção de estuprá-las”, afirmou o agente da Deam, Vanilson Alves, que participou da prisão do universitário.
Uma vez no local onde violentaria a vítima, ele forrava o chão com um lençol de cor azul e, com uma faca-peixeira apontada para a cabeça das jovens, cometia a violência. Para impedir ou dificultar a identificação, o acusado não retirava o capacete em momento algum.
“Só que o capacete está com o visor quebrado e, mesmo apesar da escuridão do local e do nervosismo por causa da situação, as vítimas conseguiram identificá-lo e nos repassaram todas as informações que dispunham durante os depoimentos. Ele sempre usava a mesma desculpa ao abordar as vítimas e agia sempre da mesma forma, o que nos ajudou bastante na identificação e na localização dele”, explicou Vanilson.
A jovem que foi atacada ontem contou a uma emissora de TV local como foram os momentos de terror que ela passou nas mãos do acusado. Bastante nervosa, ela revelou que pensou que fosse ser morta pelo acusado, principalmente quando percebeu que estava no meio do matagal e quando viu a polícia abordando o acusado.
“Eu estava esperando o ônibus próximo a uma concessionária de caminhões, na BR-101, quando ele chegou e com arma nas minhas costas, me mandou subir na moto e colocar o capacete. Quando eu subi na moto, sabia que ele ia me estuprar, porque, se fosse assalto, teria levado minhas coisas e me deixado. Quando vi os policiais, pensei que fosse morrer, porque ele estava com a faca no meu pescoço, mas aí ele soltou e eu corri”, disse, chorando.
ACUSADO CONFESSOU
Um fato que chamou a atenção dos policiais civis da Deam de Parnamirim e da delegada Patrícia Gama foi a frieza e a naturalidade com que Rodrigo César da Silva Costa confessou dois, dos quatro estupros de que é acusado. Segundo o agente Vanilson Alves, em nenhum momento do depoimento que prestou, entre a noite de ontem e a madrugada de hoje, ele se mostrou nervoso ou arrependido dos atos que cometeu.
“No local, ele ainda tentou fugir pelo matagal e acabou se machucando nos galhos secos e pedras, mas na delegacia, parecia outra pessoa. Pego em flagrante, ele acabou confessando o crime aos policiais, como se isso não fosse nada. Muito frio, agia como se a violência que ele é acusado fosse uma coisa natural e não se abalou em momento algum”, disse.
A frieza do universitário também foi percebida pelos policiais que participaram da campana e da prisão em flagrante. Segundo o chefe de investigações da Deam Parnamirim, Adônis Azevedo, mesmo diante dos apelos e do choro compulsivo da vítima, o acusado não demonstrou nenhum tipo de sentimento.
“Nós estávamos escondidos no matagal e ouvimos as ordens dele para a jovem. Ela chorava muito, mas ele dizia, sempre de forma grosseira e agressiva, que era para ela se calar e se abaixar para a prática da violência sexual (sexo oral). Dizia que, se ela não fizesse tudo direitinho, aquilo iria demorar muito tempo. Não se importava com o choro, com o sofrimento da jovem. Foi neste momento que o abordamos e o prendemos, antes que ele fizesse algo pior a ela”, revelou Adônis.
FAMILIARES DO ACUSADO ESTÃO ARRASADOS
Na manhã de hoje, o pai do universitário, Francisco de Assis, esteve na Deam de Parnamirim e revelou o sofrimento da família do rapaz. Ele disse que só soube da prisão do filho por volta das 4 horas da madrugada de hoje e que foi pego de surpresa, principalmente pela acusação.
“Estou sem palavras para isso tudo. Ele sempre teve uma boa educação, morou muito tempo com a avó e estudava e trabalhava. Nunca pensamos que fosse ser acusado de um crime desse tipo. Eu estou arrasado, a mãe também, enfim, todos os familiares estão sem acreditar que ele foi capaz de uma coisa dessas. A reação de todos foi péssima”, desabafou o pai de Rodrigo César.
O padrasto do universitário, que também compareceu à delegacia nesta manhã e não quis se identificar, ainda chegou a trocar algumas palavras com o acusado, que não quis falar com a imprensa. Ele não disse o que teria dito ao enteado e admitiu que estava arrasado com o fato. A motocicleta usada pelo acusado pertence ao pai dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário