LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 1 de março de 2014

PT E PSD FECHAM ALIANÇA: A CHAPA É ROBINSON E FÁTIMA

noticias 

Fátima Bezerra. entre Robinson Faria e Fábio Faria: conversações agora, só em bloco

Nem PMDB nem PSB. O Partido dos Trabalhadores caminha para uma aliança eleitoral com o PSD do vice-governador Robinson Faria. O PT decidiu anunciar o fim de qualquer tentativa de negociação com o PMDB do deputado Henrique Alves e do senador e ministro Garibaldi Filho, ao mesmo tempo em que se afasta de qualquer composição com o PSB da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. 

O posicionamento do PT e a definição pela aliança com o PSD de Robinson Faria foram externados por meio de notas, a primeira do diretório do partido na capital e a segunda, de autoria da deputada Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado.

Na nota oficial, o diretório do PT de Natal, presidido pelo ex-vereador Juliano Siqueira, manifestou seu apoio à aliança com o PSD, lançando a chapa Robinson Faria para governador e Fátima Bezerra para senadora. No dia seguinte, foi a vez da deputada federal emitiu uma nota em que informa que a iniciativa do PT natalense deverá ser seguida pelo diretório estadual da legenda.

Fátima Bezerra foi além. Disse que foi o PMDB quem interrompeu, de forma unilateral, as conversações entre os dois partidos. O PT se dispunha a apoiar o candidato a governador do PMDB em troca do apoio à candidatura de Fátima Bezerra ao Senado. 

Em sua nota, divulgada na última terça-feira, 25, a deputada petista admite que a possibilidade de uma aliança com o PSB de Wilma de Faria, alimentada por setores da base partidárias, é remota e que o PT prevê enfrentar os antigos aliados na disputa por uma cadeira no Senado.

As notas oficial do PT natalense e da deputada federal Fátima Bezerra tiveram o objetivo de anunciar, publicamente, mais do que o encerramento das conversas com o PMDB. Na verdade, segundo uma fonte do partido, serviram de sinalização tanto para o PSD de Robinson Faria e o PSB de Wilma de Faria.

Para o PSD o recado é simples: o PT não deseja ficar refém de sua intenção inicial de se compor com o PMDB e que após chegar à conclusão da inviabilidade de uma aliança com Wilma, pretende ratificar a coligação com o partido do vice-governador e primeiro político a romper com a governadora Rosalba Ciarlini, ainda no primeiro ano de mandato.

Para o PSB, o recado também é direto. Na nota, Fátima Bezerra lembra que PT e PSB caminham juntos desde o primeiro turno de 2002, com exceção de algumas disputas para prefeito de Natal. Mas destaca que, desta vez, em razão da decisão do PSB de se afastar da base aliada de apoio ao governo da presidente Dilma Roussef, as chances de aliança são mínimas. Por isso – eis o recado  do PT e de Fátima – Wilma e o PSB devem se preparar para uma disputa com o PT pela cadeira no Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário