LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PREFEITO QUER DESCARACTERIZAR PRAIA DE BAIA FORMOSA

Melhor pico de surf do RN, um dos melhores do Nordeste e do Brasil, corre sério risco de ser destruído a título de uma urbanização descabida e sem propósito.  
A jornalista Eliade Pimentel, com o objetivo de colaborar com a população de Baía Formosa para o movimento de preservação da paisagem natural do Pontal, o mais famoso pico de surf de BF, considerado um dos melhores do Nordeste e do Brasil, que corre sério risco de ser urbanizado pelo prefeito e empresário Nivaldo Melo, fez um apelo através de uma petição online pela preservação do local definido como paraíso. “Não vamos deixar que um capricho do gestor apague e história de Baía Formosa no surf mundial. Não à urbanização do Pontal. Chamo a atenção para a situação do Pontal, cuja foto atual já o revela descaracterizado, e com pedras que demonstram o quanto a pavimentação já alcançou níveis absurdos. E tende a  se encontrar numa situação irreversível se o prefeito realmente empreender sua obra amalucada”. Veja texto abaixo:
pontalO prefeito e empresário Nivaldo Melo (PSB), cujo hotel fica ao lado do Pontal de Baía Formosa, ao longo de suas duas gestões tem devastado o point dos surfistas descaracterizando a paisagem natural com obras de pavimentação que já alcançaram um limiar bem perigoso. No entanto, ainda não satisfeito com o estacionamento feito para os ônibus de turismo que diariamente levam clientes (lucro) exclusivamente até seu estabelecimento, ele pretende executar um projeto de urbanização no Pontal de Baía Formosa, com direito a retirada de coqueiros e construção de muro de contenção, além de outras modificações a título de “melhorias” e “urbanização”.
Isto é: muito concreto por nada. Pra quê? A natureza agradece permanecer do jeito que está e a comunidade de surfistas e de veranistas também. População, veranistas, surfistas, turistas e vereadores de oposição são favoráveis à preservação do meio ambiente e dizem em coro: Não à urbanização do Pontal de Baía Formosa. Os problemas são muitos: até agora, não foi apresentado nenhum estudo da necessidade do muro, muito menos quanto ao comprometimento que com certeza a obra trará à ondulação natural do mar, que rende as melhores direitas (ondas) do Nordeste.
As pessoas que frequentam Baía Formosa gostam de natureza, de paisagens naturais, da tranquilidade que lhe é peculiar. O interesse em urbanizar por urbanizar é exclusivo do prefeito e de seus interesses como empresário. A cada ano, o seu hotel – que é localizado irregularmente em cima de dunas – é ampliado paulatinamente, o que nos oferece uma clara visão do quanto irresponsável e devastador da natureza ele é. Além disso, o esgoto do enorme estabelecimento escorre para o mar, exatamente para o Pontal. O muro de arrimo seria uma forma de esconder essa prática completamente absurda. Portanto, em vez de asfaltar as praias, ele deveria fazer obras de saneamento básico. Até porque outro esgoto forma uma grande cachoeira que mina água diariamente para a famosa Baía, na praia do Porto. Não à urbanização e sim ao saneamento básico.
DIREITAS MAIS FAMOSAS DO NORDESTE – O pico Pontal de Baía Formosa foi descoberto na década de 70 e, desde então, tem atraído atletas de todo o mundo, durante o ano inteiro, devido à constância das ondas. O surfista Fábio Gouveia (PB), que já foi campeão mundial, praticamente aprendeu a surfar em BF, como é conhecida carinhosamente a cidade que é linda por natureza e não merece tanto desrespeito. O histórico de Nivaldo Melo como prefeito e como empresário é de destruição da paisagem natural. Desde o primeiro mandato, ele empreendeu obras que descaracterizam as ruas, praças e praias, como é o caso da antiga praça Elisa Carlota, que era um mirante natural e hoje é uma imensidão de concreto na falésia. Uma obra de risco, além de medonha de tão feia.
O fato é que o prefeito não trabalha em consonância com as reais necessidades da cidade e da população. Ora, se Baía Formosa é conhecida mundialmente no meio surfista devido à qualidade de suas ondas, por ser um celeiro de excelentes profissionais, como é o caso de Alan Jhones, Ítalo Ferreira e José Júnior Chupeta, atletas que vivem exclusivamente do surf, e outros, como Israel Júnior e Vitória Rodrigues, a lógica seria investir em qualidade de vida, em melhorias ambientais, em educação ambiental. E não em concreto, em asfalto. Nivaldo Melo é pernambucano, de Recife, mas esquece que administra uma cidade litorânea conhecida pela qualidade das ondas e pela Mata Estrela, o maior remanescente de Mata Atlântica de todo o Rio Grande do Norte.
Peço encarecidamente aos colegas da imprensa que nos ajudem nessa batalha contra o projeto de urbanização do Pontal de Baía Formosa, que além desse pico, conta com o Picão (praia do Porto), Mar Aberto (também localizado nas proximidades do hotel do prefeito e que recebe o esgoto do estabelecimento) e o Point Secret, situado após a praia do Farol. Baía Formosa, que é um reduto de surfistas, veranistas e turistas antenados com a natureza, não pode se acabar devido a um capricho de um gestor irresponsável. Ajudem-nos a salvar e preservar as praias de Baía Formosa. A natureza agradece. E todas as comunidades que a compõem também.

Um comentário:

  1. Queridos Amigos saudades tenho deste pontal.
    Fico triste em saber desta historia, e mais triste ainda em saber que um homem empreendedor como vosso prefeito tem esta maluca visao, vejo que realmente deenteligencia ele nao tem nada,de adiministraçao e pior que meu portugues,:-) vejo que a distancia mi fez ver o valor que nossa Baia Formosa. Tem, estive no algave em portugal e quando falava do surf muitos comentavao um dia vou ao tal pontal de BF.
    Pois com esta termino e o senhor empresario e ao mesmo Prefeito fica a dica.

    ResponderExcluir