LAGOA DE MONTANHAS

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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CENTRAIS DO CIDADÃO PEDEM SOCORRO

Paciência” é a palavra chave para quem procura o atendimento disponibilizado pelas centrais do cidadão da capital. Filas quilométricas, falhas no atendimento e falta de estrutura física são um teste de nervos para qualquer um que precise tirar uma simples carteira de identidade ou mesmo renovar sua habilitação de motorista. Para se ter ideia, na Central do Cidadão do Alecrim, só o setor do Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep), responsável pela emissão dos RGs, possui uma demanda de aproximadamente 450 pessoas ao dia, quando o normal eram cerca de 120 até outubro passado. Os resultados são longas filas e uma espera por atendimento que chega a  ultrapassar quatro horas.
Emanuel AmaralNa Central do Cidadão do Alecrim, usuários enfrentam filas e uma espera por atendimento que pode ultrapassar quatro horasNa Central do Cidadão do Alecrim, usuários enfrentam filas e uma espera por atendimento que pode ultrapassar quatro horas

Em Natal, são três centrais do cidadão: uma no Shopping Estação, na zona Norte; uma no Via Direta e outra no Alecrim. Esta última é a que mais possui problemas. Desde janeiro de 2013, quando a Coordenadoria de Identificação (Coid) do Itep foi transferida da Ribeira para a estrutura no Alecrim a demanda aumentou. A situação só piorou quando a Central do Cidadão da Cidade Alta foi desativada e mais recentemente as matrículas da rede estadual também impulsionaram as estatísticas.

O coordenador das Centrais do Cidadão, Nelson Mendonça, explica que os maiores problemas na unidade do Alecrim se devem pela alta demanda quanto ao RG. Ele enfatiza que o números de atendimentos cresceram muito desde o início das matrículas na rede estadual. “As matrículas neste ano precisam do CPF do aluno, então gera o tumulto porque o pessoal vem, quer o CPF e também tirar outra via para juntar RG e CPF num só documento”, justifica o coordenador.

Desde novembro, a situação desandou de vez, com as matrículas. Só o Itep atendia um público de 120 pessoas diariamente. Hoje, o número chega a uma média de 450. Como solução para tentar amenizar os atuais problemas, Mendonça afirma que cinco funcionários do Itep que hoje trabalham no térreo serão remanejados para o andar de cima da Central, onde funciona a Polícia Técnica.

Um dos usuários que procuravam atendimento na unidade era a secretária escolar Idoleide Maria da Silva, de 46 anos. Ela conta que chegou ao Alecrim por volta das 6h de ontem. “Cheguei às 6h e ainda não fui atendida. Pela demora acho que saio lá paras 13h. Estou aqui para tirar minha segunda via do RG. Desde a greve do Itep [que durou de setembro a outubro de 2013] não tenho o documento”, afirmou, às 10h30.

Falta estrutura

Idoleide ainda chamou a atenção da reportagem para os problemas físicos. Mas não precisa procurar muito para encontra-los. Logo de cara, quem adentra na Central do Cidadão do Alecrim encontra um ar condicionado no teto do térreo, pingando água, e um balde logo abaixo. Quem estiver desatento corre o risco de tropeçar na gambiarra. “Viram o banheiro? Uma sujeira só”, relata Idoleide.

Ela não está mentindo. Aliás, é realmente só um para a Central do Cidadão que recebe mais de três mil pessoas diariamente. Homens, mulheres e crianças. Todos usam o mesmo local para suas necessidades. Na parede do aposento, um disjuntor apresenta fios elétricos a mostra. No chão, sujeira, tal qual a pia. O odor pode ser sentido do lado de fora. Ao lado, há outro banheiro, mas uma placa na porta indica que ele está interditado.

Um detalhe chama a atenção, conforme também relatou a secretária escolar que conversou com a reportagem. “Nem beber água a gente pode porque o bebedouro é dentro do banheiro, um odor terrível”, diz Idoleide. Mais uma vez ela está correta. O bebedouro fica ao lado da pia usada para os usuários do local lavarem as mãos.

Servidores reclamam
A situação incomoda até os funcionários. A servidora do Itep, Fátima Monte afirma que todos os dias o órgão, que atende no primeiro andar da Central do Cidadão, recebe um grande volume de pessoas. Segundo ela, falta estrutura.

“Não temos um prédio adequado aqui. Queremos fazer o melhor, mas está difícil. Pra você ver, ainda estou com o malote de ontem [quarta-feira] para concluir. Hoje, até às 10h30, já foram umas 250 pessoas atendidas”, reivindicou. “Mas a nova administração assumiu há pouco e está vendo a possibilidade de mudança”, concluiu.

O coordenador das Centrais do Cidadão do RN, Nelson Mendonça, garante que serviços estruturais pontuais estão sendo feitos para resolver os problemas físicos. Porém, não há um plano ainda para uma reforma geral na unidade do Alecrim.

Memória
A diretora geral do Instituto Técnico-científico de Polícia do RN (Itep/RN), Raquel Taveira, confirmou ontem que o órgão pretende reabrir o atendimento ao público na semana que vem. Ela espera que o Itep retorne à Central do Cidadão  do Shopping Estação, na zona Norte, até terça-feira (14). Com isso, Taveira espera aliviar a situação no Alecrim. O mesmo vai acontecer no município de São José de Mipibu, na Grande Natal. “Depois da reativação [na zona Norte] acreditamos que vai haver um alívio no Alecrim. Desde que assumimos estamos tentando reestruturar o Itep. Mas não posso passar informações detalhadas porque ainda estamos fazendo o levantamento”, destacou a diretora geral. De acordo com Raquel Taveira, ainda não há previsão da Coordenação de Identificação sair do Alecrim.

Números
Natal tem três Centrais, sendo a do Alecrim a mais congestionada
450 é média de atendimentos/dia do Itep na Central do Cidadão do Alecrim.  Até outubro era 120
2.653 foi o número de atendimentos do Detran de 1 a 7 de janeiro de 2014

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