LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRESEPADA DE HENRIQUE ALVES FOI NOTÍCIA ATÉ NO NEW YORK TIMES


Nem a governadora Rosalba Ciarlini, no auge da crise da saúde pública do Rio Grande do Norte, conseguiu uma repercussão negativa tão grande quanto essa do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, ao utilizar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para levar amigos e a noiva para assistir ao jogo do Brasil no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Isso porque, além de circular nos principais jornais do país, o “erro” do parlamentar foi noticiado até por jornais estrangeiros, como o The New York Times, o mais importante jornal dos Estados Unidos.
No Brasil, a Folha de São Paulo foi o primeiro jornal a noticiar a ida de Henrique – junto à noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa – ao estádio do Maracanã em um vôo da FAB que partiu de Natal. A notícia, que rapidamente se tornou a mais lida no país, a mais comentada e a mais compartilhada do portal, não demorou para ser publicada em outros jornais, como o Uol Notícias, o Terra e o Globo.com.
Foi também citada em reportagens das emissoras Band e Record, além de ser divulgada no Jornal Nacional, da Rede Globo. Esse “feito” em uma notícia negativa só havia sido conseguido, em uma história recente, quando a crise na saúde pública no Governo Rosalba Ciarlini levou a uma matéria mostrando a falta de leitos e de equipamentos para proceder operações no território potiguar.
Porém, nem isso foi tão negativo para um político do Rio Grande do Norte que causasse repercussão “lá fora”, como foi o caso de Henrique e o vôo da FAB. Na realidade, para o The New York Times, o maior problema foi porque o presidente da Câmara dos Deputados se envolveu em um escândalo como esse, dias depois do país assistir a uma verdadeira onda de manifestações cobrando mais trabalho e lisura dos políticos.
Por sinal, Henrique, na sexta-feira antes do vôo polêmico, chegou a receber manifestantes diplomaticamente na Câmara dos Deputados. Os líderes do grupo que fez quase um mês inteiro de protestos em Brasília, entregaram uma lista de reivindicações que o presidente da Casa prometeu que iria “discutir” com os demais deputados.
“Funcionários do governo usando o dinheiro do contribuinte para pagar por férias ou passar extravagantemente em viagens oficiais de negócios é uma história antiga no Brasil. Mas no clima atual, como a presidente Dilma Rousseff e políticos de todos os níveis têm se esforçado para reagir à indignação nas ruas, o momento da viagem de Alves foi mais inoportuno”, afirmou a matéria do The New York Times.
Jornalista de um dos principais jornais americanos, inclusive, chegaram a fazer uma série de entrevistas com pessoas comuns no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “‘Multidões estão nas ruas e eles estavam voando para ver um jogo de futebol?’, disse Mauro César Garcia, de 52 anos, um vendedor de São Paulo. ‘Ele deveria ter se preocupado com a nação. Ele deveria ser um exemplo para as pessoas’”, citou o jornal.
O The New York Times citou que na internet a revolta foi semelhante “‘Somente um cínico, uma porca ou uma pessoa completamente desinformado poderia ter ignorado o que aconteceu no país nas últimas semanas e fazer isso’, escreveu Kiko Nogueira. ‘É como se ele estivesse dizendo: Vocês são otários para pensar que algo iria mudar’”, acrescentou o noticiário.
É importante ressaltar que depois de publicada no The New York Times, a notícia foi repercutida em outros sites e jornais dos Estados Unidos, como o The Daily Journal Online e o DailyMe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário