LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 14 de julho de 2013

GOVERNO ROSALBA COMPLETA 30 MESES DE MASSACRE AOS SERVIDORES


Governadora passa de 30 meses de gestão sem conseguir minimizar crise com funcionalismo público. Foto: Divulgação
Governadora passa de 30 meses de gestão sem conseguir minimizar crise com funcionalismo público. Foto: Divulgação
Para ser mais exato, são 30 meses e 13 dias de pouco diálogo, muitos nãos e várias cobranças. O sentimento de integrantes de várias categorias do funcionalismo estadual é de desrespeito, descrença e ira. Médicos, concursados, policiais civis, servidores da administração indireta foram à exaustão, nos últimos dois anos, seis meses e treze dias, na busca por melhorias salariais e de condições de trabalho. Em vão.
“O governo diz não poder pagar a esses servidores porque a legislação fiscal lhe impõe regras que impedem o pagamento. Mas a gente registra que é um dado falso, porque o governo paga a quem quiser”, afirma Santino Arruda, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Indireta (Sinai).
Ao todo, 14 planos de cargos, carreiras e salários foram aprovados em 2010, mas apenas algumas poucas categorias receberam o aumento do governo Rosalba. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, a Educação (devido à lei nacional), e, recentemente, um acordo com os médicos. “Não estou dizendo que é incorreto pagar a essas poucas categorias, mas o governo tem que pagar a todas as categorias. E não escolher”, completa Santino. “Por que os procuradores do Estado têm direito de receber e a Emater, o Idiarn e o Idema, não?”, questiona. “O governo escolhe a quem pagar. É a grande realidade e o grande questionamento”.

SEPULTAMENTO
Nesta semana, a Polícia Civil, com seus delegados, agentes e escrivães, foi às ruas da capital em mais uma tentativa de dialogar com o governo. Há uma crise generalizada no setor, por falta de efetivo e de condições de trabalho. Em seis meses, o governo ignorou 30 ofícios da categoria, solicitando audiências.
“Nossa pauta passa, em primeiro lugar, pela nomeação dos aprovados no último concurso. Estamos com um déficit de pessoal; somos o menor efetivo do Brasil. Temos apenas 1.482, entre agentes, escrivães e delegados, para todo o RN. Quando há 5.150 vagas no quadro da Polícia Civil do Rio Grande do Norte”, diz Djair Oliveira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol).
O governo diz que não vai nomear os concursados por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que, para o Sinpol, “é uma desculpa” que vem se arrastando há anos. “O governo não prioriza a segurança pública. Nomeia mais de 1.000 professores, contempla o pessoal do DETRAN, aumentou o salário da Polícia Militar. Fez muitas coisas, mas não priorizou a Polícia Civil, que investiga e está sucateada”, critica.
ANTIDEMOCRACIA
A política de choque permanente do governo com os servidores torna a administração Rosalba Ciarlini “antidemocrática”, na avaliação de Djair. Após uma manifestação da Polícia Civil, nesta semana, porém, o governo agendou para a próxima semana uma audiência com representantes da categoria.
“Depois de seis meses sem diálogo e do sepultamento da segurança, o governo resolveu nos receber. A situação é difícil para os servidores também da educação e saúde. Acredito que este foi o pior governo para os servidores e para o RN”, conclui Djair.
Para o presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAN) e do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira, a pauta da saúde potiguar, em relação aos médicos, não difere da nacional. “Condições de trabalho, inclusive melhoria da rede de assistência, mas também ampliação e não diminuição da rede, como quer o governo. Hoje, o Brasil tem deficiência de 400 mil leitos de internamento. No RN, temos déficit de 12 a 15 mil leitos. Essa política de fechamento de leitos é errada”, enfatiza.

FONTE DO JORNAL DE HOJE

Nenhum comentário:

Postar um comentário