LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

sábado, 20 de outubro de 2012

PESQUISAS MOSTRAM VANTAGEM DE PSDB SOBRE O PT NO 2º TURNO

Pesquisas mostram PSDB com 7 líderes, seguido do PT, com 4.
Conheça todas as sondagens eleitorais em 39 das 50 cidades que terão 2º turno.
Os institutos de pesquisa já apresentam dados sobre as eleições de 39 das 50 cidades que farão 2º turno em 28.out.2012. Em 27 desses municípios, as sondagens mostram um dos candidatos como favorito. Nos outros 12, os concorrentes estão tecnicamente empatados. O empate ocorre porque a diferença entre os percentuais de intenção de voto dos candidatos não supera a margem de erro dos estudos de opinião.
Nas 27 cidades com favoritos, o PSDB é o que mais têm líderes das disputas: possui 7 candidatos isolados em primeiro lugar. Considera-se isolado o político que têm mais pontos que o 2º colocado mesmo quando a margem de erro diminui seu percentual e aumenta o do adversário.
Depois do PSDB, aparece o PT , com 4 líderes isolados. Em seguida, vêm PMDB com 3 líderes e DEM, PDT, PPS, PSD e PV com  2 primeiros isolados cada. PC do B, PP e PTC têm 1 candidato cada um nessa condição.
Viradas
O levantamento do Blog indica também possibilidade de vitória do candidato que terminou o 1º turno em segundo lugar em 18 das 39 cidades com pesquisas disponíveis até a tarde desta 6ª feira (19.out.2012).
Os candidatos que terminaram o 1º turno atrás dos adversários são líderes isolados em 6 cidades: Belém (PA), Curitiba (PR), Diadema (SP), Florianópolis (SC), Ponta Grossa (PR) e São Paulo (SP). Em outras 4 cidades, esses candidatos estão empatados com os concorrentes, mas levam vantagem numérica. Isso ocorre em Cascavel (PR). Cuiabá (MT), Uberaba (MG) e Volta Redonda (RJ).
Nas outras 8 cidades em que, segundo as pesquisas, pode haver virada, o vencedor do 1º turno continua na frente, mas empatado com o adversário. É o caso de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Maringá (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Rio Branco (AC) e Sorocaba (SP).

2º turno
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil possui, em 2012, 83 cidades com mais de 200 mil eleitores, número mínimo de votantes que um município precisa ter para poder realizar 2º turno. A segunda etapa da votação só é necessária nesses grandes municípios, no entanto, quando nenhum candidato obtém 50% dos votos válidos mais 1 voto válido no 1º turno –os votos válidos são só aqueles dados a candidatos, nulos e brancos não são válidos. Das 83 localidades habilitadas, 50 farão 2º turno neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário