LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

AMANDA GURGEL LIDERA PESQUISA EM NATAL RN

A “professorinha” Amanda Gurgel, do PSTU, continua sendo um fenômeno em sua primeira campanha eleitoral. Despontando em todas as pesquisas de intenção de voto para vereador como uma das mais citadas, Amanda foi a primeira nos números divulgados pela Consult. Teve 5,39% das citações de voto, o que representa, se o cenário demonstrado na pesquisa for repetido nas eleições, mais de 28 mil votos.
Para se ter uma ideia desse montante, Paulo Wagner, em 2008, foi o vereador mais votado, com 14 mil votos e conseguiu puxar Aquino Neto e Edivan Martins, ambos do PV, para a Câmara. Por isso, caso o cenário se confirme nas urnas, Amanda Gurgel vai poder levar para o Poder Legislativo municipal nomes como os dos candidatos Santino Arruda e Sandro Pimentel.
“Amanda Gurgel já vinha se destacando nas pesquisas anteriores e não chega a ser uma surpresa esse crescimento dela. Porém, resta saber se a coligação a qual pertence conseguirá elegê-la, afinal, além dos votos dela, é preciso que os demais candidatos também sejam bem votados”, avaliou o diretor da Consult, Paulo de Tarso.
Continuando na lista dos mais votados pela Consult, aparecem Chagas Catarino (3,67%), Luiz Almir (3,44), novamente como terceiro mais citado, Adão Eridan e Aquino Neto (ambos 2,22%). Rafael Mota, filho do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Mota, ficou logo depois. Na primeira disputa eleitoral dele, teria 2,17%.
Atual presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins ficou com 1,72%. Raniere Barbosa, um dos principais apoiadores de Carlos Eduardo Alves, ficou com 1,5%. Ele, inclusive, seria o mais votado da coligação União por Natal II, à frente de Vober Júnior, George Câmara e Justina Iva, que não aparecem entre os 30 mais citados.
Do grupo do PSB/PDT, a coligação União por Natal I, Júlia Arruda (PSB) e Júlio Protásio seriam os mais votados. Além deles, Franklin Capistrano e Bispo Francisco de Assis também aparecem dentro das 29 vagas da Câmara Municipal de Natal. “A listagem demonstra os mais votados, mas isso não quer dizer que demonstra os eleitos. Desses 30 primeiros, podemos ressaltar 20 ou 25 que são nomes que, realmente, devem ir para a Câmara, baseado no cálculo de uma eleição proporcional”, explicou Paulo de Tarso.

COEFICIENTE ELEITORAL
Por isso, como o próprio diretor da Consult ressaltou, é importante ressaltar que apesar da pesquisa demonstrar os mais votados, a eleição proporcional não elege, especificamente, aqueles que foram melhores nas urnas. A eleição é feita por meio de coligação, onde as mais votadas conseguem mais cadeiras na Câmara Municipal.
Sendo assim, pode ocorrer que um candidato muito votado fique de fora e outro, que recebeu menos voto, por estar em uma coligação “mais forte”, entre. Por sinal, esse foi um dos fatores que fez o PT não se coligar com nenhum outro partido. Porém, segundo a pesquisa da Consult, o mais votado do partido seria o vereador Fernando Lucena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário