LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

domingo, 30 de setembro de 2012

EXERCITO FARA A GARANTIA DAS ELIÇÕES NO RN


Cabo Odon / 16 BI Mtz
118 municípios do RN pediram apoio de tropas federais.
Saiba mais
A uma semana das eleições municipais, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não decidiu se acatará o pedido de reforço de tropas federais de 118 municípios do RN. Nessa quinta-feira (27) o julgamento do processo foi suspenso pela ministra Carmén Lúcia, que pediu vistas, preocupada com o grande número de pedidos de ajuda encaminhado pelo TRE/RN

Praxe no Rio Grande do Norte durante as votações, a determinação de envio de tropas as Zona Eleitorais requisitantes só deverá ser informada as vésperas do pleito.

Mas enquanto aguarda a determinação do Ministério da Defesa, o Exército tem preparado seus militares para garantir a paz no dia da votação. Segundo o major Gelson, chefe da Seção de Operações da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o planejamento e treinamentos para o emprego da tropa já estão bastante avançados. “Essa semana, os oficiais e sargentos participaram de um estágio jurídico para nivelamento de conhecimento”.

A Garantia da Lei e da Ordem é uma missão constitucional do Exército, e durante a fase de preparação, os militares também simularão situações rotineiras do dia de votação.

Percentualmente, o RN foi o estado que mais pediu apoio de tropas federais e por causa dessa grande quantidade de solicitações é provável que militares da Paraíba também venham reforçar o efetivo que atuará aqui.

O comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo também contestou a necessidade do apoio das tropas para garantir a segurança do pleito.

“Os magistrados pedem o reforço baseado no efetivo normal, mas para as eleições todos os policiais, de folga ou não, serão convocados extraordinariamente para atender a demanda”. Serão cerca de 3 mil policiais a mais nas ruas.

Até a sexta-feira (28), o TSE ainda não havia oficiado a Corte Potiguar com o novo pedido de explicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário