LAGOA DE MONTANHAS

LAGOA DE MONTANHAS

quarta-feira, 30 de julho de 2014

BAIA FORMOSA RECEBE ETAPA DO SUL AMERICANO DE SURF

Por Natal
Comente agora
Baía Formosa, a 96 km de Natal, será palco da primeira etapa do ASP South America Pro Junior Series 2014. O Red Nose Pro Junior será realizado de 8 a 10 de agosto, e cerca de 50 surfistas da nova geração já garantiram participação. Os dois últimos campeões sul-americanos da categoria para surfistas com até 20 anos de idade também estão confirmados. O catarinense Luan Wood defende o título conquistado no Peru, em 2013. Já o campeão de 2012, o potiguar Ítalo Ferreira, vai competir em casa nas direitas do Pontal de BF, onde iniciou no esporte.
Ítalo Ferreira - surfista profissional (Foto: Fabriciano Jr/Dendê)Ítalo Ferreira tem a chance de vencer etapa do Sul-Americano em casa (Foto: Fabriciano Jr/Dendê)


Luan Wood está na Califórnia para disputar a prova da categoria sub-20 de um dos maiores campeonatos do mundo, o Vans US Open of Surfing, em Huntington Beach, que na mesma semana vai promover uma etapa do WCT feminino e uma masculina do ASP Prime. Depois, Luan Wood volta ao Brasil e parte para o Rio Grande do Norte para iniciar a corrida pelo bicampeonato sul-americano Pro Junior.

Ítalo Ferreira faturou o título no ranking do Circuito Sul-Americano de 2012, mas não participou da única etapa realizada no ano passado em Lobitos, no Peru. Com isso, ficou de fora do Mundial Pro Junior de 2013, que pela primeira vez foi realizado no Brasil e teve Gabriel Medina como campeão na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O potiguar agora vai começar a disputa pelas quatro vagas no time sul-americano para o próximo Mundial Pro Junior em casa.

O surfista de Baía Formosa também está começando a competir em etapas profissionais do ASP Qualifying Series e conseguiu dois bons resultados nas três provas que participou esse ano, chegando às semifinais no ASP 6-Star do México e no ASP 3-Star da Argentina. No momento, ele ocupa a 44ª posição no ranking que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do ASP World Championship Tour.
Pontal de Baía Formosa (Foto: Eros Sena/Terral Filmes)Pontal de Baía Formosa é um dos principais picos do Rio Grande do Norte (Foto: Eros Sena/Terral Filmes)


Além dos campeões sul-americanos, também são fortes concorrentes ao título do Red Nose Pro Junior em Baía Formosa o peruano Juninho Urcia, vice-campeão na final contra Luan Wood no ano passado, o argentino Facundo Arreyes e os brasileiros Matheus Navarro, Deivid Silva, Yan Daberkow e Pedro Neves.

Segunda etapa feminina

Entre as meninas já inscritas no Red Nose Pro Junior, apenas quatro estão no ranking 2013 da ASP South America por terem competido no ano passado em Lobitos, no Peru: a peruana Vania Torres, a argentina Josefina Ane e as brasileiras Marina Rezende e Karol Ribeiro. Elas também participaram da primeira etapa feminina deste ano em San Bartolo, no Peru. A melhor foi Vania Torres, que só parou nas semifinais e ocupa a terceira posição no ranking sul-americano Pro Junior de 2014. As duas brasileiras ficaram nas quartas de final e dividem a quinta colocação, enquanto a argentina perdeu uma fase antes e ficou em nono lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário