Apesar da ampla divulgação do Censo Previdenciário do Instituto de
Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern),
convocando os servidores aposentados do Poder Executivo e alertando
sobre o bloqueio do pagamento das aposentadorias não recadastradas,
apenas 6 mil dos 27 mil beneficiários responderam a convocação para a
atualização cadastral este ano.
"Com o encerramento do censo de
2012, agora em dezembro, o Ipern está dando uma última oportunidade para
que seja evitado o bloqueio dos benefícios previdenciários já em
janeiro", disse José Marlúcio Diógenes Paiva, presidente do Instituto de
Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern).
O
Ipern está dando mais uma, e última, oportunidade aos servidores
aposentados, da administração direta e indireta do Poder Executivo, para
que façam o recadastramento e evitem o bloqueio dos benefícios.
A
partir da próxima segunda-feira (19), os servidores aposentados
(administração direta e indireta do Poder Executivo) devem comparecer a
uma das Centrais do Cidadão, munidos dos seguintes documentos: Carteira
de Identidade; CPF; e um comprovante de residência. Os que não puderem
comparecer aos locais de recadastramento podem fazê-lo através de uma
procuração pública, estando a mesma dentro da validade de um ano.
O
Censo Previdenciário estadual foi instituído através do edital nº
001/2011 e publicado no Diário Oficial do Estado em 08 de abril de 2011.
O objetivo do censo, além da atualização da base de dados de
previdência, é eliminar pagamentos indevidos de benefícios, sendo
obrigatório e devendo ser realizado anualmente no mês em que o
aposentado faz aniversário.
Neste ano de 2012, dos 27 mil
servidores aposentados do Poder Executivo, apenas 6 mil responderam a
convocação para a atualização cadastral. Para facilitar o acesso e
agilizar o atendimento a esses beneficiários, o Ipern fez uma parceria
com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e com a
Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH).
A
parceria entre as secretarias viabilizou um treinamento com todos os
servidores que irão atuar no atendimento ao Censo Previdenciário nas
Centrais do Cidadão, sobre o funcionamento do sistema e preenchimento do
novo formulário do censo. Além das Centrais do Cidadão localizadas nos
municípios do interior, o atendimento ao censo também será realizado nas
Centrais do Cidadão em Natal, com exceção do shopping Via Direta.
Também
foi criado um cronograma para o encerramento do censo 2012, e bloqueio
dos benefícios dos aposentados que não fizerem o recadastramento.
Clique aqui e acesse o Cronograma do Censo Previdenciário 2012.
Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 0800-281-1030, a partir da quarta-feira (21), das 8h às 18h.
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